Prezados, uma dúvida.

O termo de compromisso de inventário é público ? Por exemplo, eu posso chegar em um cartório e fala " Gostaria de uma cópia da Escritura pública de Inventário do Fulano" ? ou chegar no cartório e pedir " gostaria de uma certidão que o inventário do fulano esta registrado aqui porem ainda não foi concluído", ou " quero uma Certidão negativa de Conclusão de inventário".

obrigado

Respostas

    D

    dr.luciano.adv Suspenso Sexta, 22 de março de 2024, 9h21min

    agradecemos profundamente pela sua pergunta e pela chance de respondê-la.

    O Termo de Compromisso de Inventário não é público até sua conclusão. Apenas após a homologação pelo juiz, torna-se acessível a qualquer pessoa interessada. Solicitar uma cópia ou certidão antes disso pode não ser possível, conforme previsto no Código de Processo Civil, artigos 610 e seguintes. Procure um advogado em sua cidade.

    Espero ter ajudado!

    LUCIANO DE OLIVEIRA
    ADVOGADO

    Defesa da Justiça, Valorização da Advocacia
    339,

    ?

    Desconhecido Sexta, 22 de março de 2024, 10h02min

    Querido Dr Luciano, agradeço a resposta, porem vou trazer alguns pontos não abordados anteriormente:

    1 não sou da família das pessoas, mas tenho interesse direto 2 O nome técnico é "Escritura Pública de Termo de Compromisso de Inventariante", se é uma escritura pública similar a uma procuração pública, qualquer pessoa teoricamente pode solicitar uma cópia ( meu ponto de vista). 3 Tal inventário esta sendo feito em cartório, de maneira extra judicial.

    Diante disso, posso solicitar uma cópia, ou uma certidão de não conclusão de inventário ? Gentileza complementar a resposta.