Boa tarde! Minha mãe tem 4 filhos. Casada pela segunda vez. Mora no quintal com minhas 2 irmãs ( casa separada). Na casa de minha mãe mora o neto, minha mãe e meu padrasto. O pai (mora perto) do adolescente não é casado, por isso minha mãe se responsabilizou pelo Neto. Sou a primogênita (moro 1:30h uma hora e meia da casa de minha mãe de carro) Minha mãe está começando a ter esquizofrenia e vai começar um tratamento psiquiátrico. Minha que cuida da aposentadoria dela. Meu padrasto ajuda a cuidar dela e da casa( ele não trabalha e nem é aposentado). Ele veio morar na casa que já era da minha mãe, então ele acredita que não tem autoridade na casa. Deixando minha mãe resolver tudo. Porém, ela está com esquizofrenia. Ele me liga, para que eu tome atitude em respeito ao Neto, pois minha mãe não tem mais condições de cuidar dele e quer minha ajuda para tirar minha mãe do quintal ( pois tem muitas brigas) . Minha dúvida é o seguinte mediante tudo isso, eu creio que ele tem que se posicionar como chefe da casa e deve defender minha mãe contra algum abuso psicológico e quanto administrar a aposentadoria dela, creio que cabe ele também. Ou devo tomar a frente da situação pegar minha mãe e administrar a aposentadoria dela? Se ele tomar conta de minha mãe, vou ajudar. Ele não quer enfrentar os filhos, pois alguns dizem que ele não manda na casa, e ele não fica contra a vontade de minha mãe que quer cuidar do neto. O que devo fazer?

Respostas

5

  • 0
    G

    Gbs Terça, 16 de abril de 2024, 15h53min

    Solicite a interdição de sua mãe e se o juiz deferir vc será a curadora e aí vc resolve TD em nome dela

  • 0
    ?

    Desconhecido Quarta, 17 de abril de 2024, 8h42min

    Obrigada pela resposta. Porém, posso exigir que ele ( meu padrasto )se posicione como chefe da casa e enfrente meus irmãos e venha se responsabilizar pela minha mãe e a casa e até mesmo ele ( meu padrasto) venha tomar a iniciativa de exigir que meu irmão venha pegar o filho adolescente para tomar conta? Posso exigir isso dele? Claro que vou ajudar com minha mãe junto com ele. Só não sei se posso pegar essa responsabilidade sozinha, por ela ser casada. E o esposo é uma boa pessoa, porém é muito passivo, parece que não quer se intrometer, mas também como fica ele, se eu pegar a curatela de minha mãe? Espero que possa me fazer entender essa situação. Muito obrigada desde já.

  • 0
    G

    Gbs Quarta, 17 de abril de 2024, 9h43min

    Não vc não exige nada de ninguém.

  • 0
    ?

    Desconhecido Quarta, 17 de abril de 2024, 15h12min

    Entendi. Não exigir nada. Então, qual será o papel dele mediante todo esse contexto? Mediante a doença, a responsabilidade com o neto, a aposentadoria da minha mãe? Trago ela para minha casa e mando ele ir morar com algum filho também? Grata desde já pelas informações.

  • 0
    G

    Gbs Quarta, 17 de abril de 2024, 15h28min

    A casa é da sua mãe cabe a sua mãe mandar todos mundo para fora...marido neto enteado etc e etc