H

    Hen_BH Quarta, 17 de abril de 2024, 11h41min Editado

    Pode.

    Se o contrato original é escrito e por prazo igual ou superior a 30 meses, e foi prorrogado por prazo indeterminado, basta que o locador assinale prazo de 30 dias para a retomada.

    Se o contrato original é verbal, ou escrito com prazo inferior a 30 meses, ao final do prazo pactuado ele também se prorroga por prazo indeterminado.

    Nesse caso, entretanto, só cabe a retomada por "denúncia cheia", dentre as quais está o uso próprio pelo locador.

    Além do que a lei prevê que nesse caso a retomada pode ocorrer também após 5 anos de vigência do contrato. E "quase 6 anos" é mais de 5 anos.

    Então, por qualquer ângulo que se analise, e com base na sua narrativa, ele já pode retomar o imóvel.

    F

    fauve Quarta, 17 de abril de 2024, 18h06min

    Data da renovação setembro de 2024? Isso significa que o contrato ainda não venceu?

    H

    Hen_BH Quarta, 17 de abril de 2024, 18h34min

    Explique exatamente a situação.

    ?

    Desconhecido Quinta, 18 de abril de 2024, 10h00min

    Muito obrigada pelos retornos. Para esclarecer: 1o contrato por 3 anos em setembro de 2018, renovado automaticamente em 2021. Na semana passada houve a notificação para retomada do imóvel para uso próprio, no prazo de 30 dias. Sabia do direito do proprietário em retomar o imóvel p seu uso, considerei curto o prazo.

    F

    fauve Quinta, 18 de abril de 2024, 10h44min

    Ainda não está claro. Renovado automaticamente ou simplesmente ficou no prazo indeterminado?

    Veja bem: se apenas ficou no prazo indeterminado vale o que o Hen_BH colocou para você: já cabe denúncia vazia com prazo de 30 dias para saída do imóvel; a mesma situação se aplica ao locatário que pode, a qualquer momento, desocupar o imóvel dando aviso prévio de 30 dias ao locador.

    Porém se foi feito um novo contrato e esse contrado ainda não venceu então durante a vigência do contrato o locador não retoma o imóvel locado.

    E usualmente contratos de locação são de 30 meses (dois anos e meio) e não 36 meses (três anos)

    G

    Gbs Quinta, 18 de abril de 2024, 11h31min

    O prazo de 30 dias...está dentro do que a lei prevê o proprietário não pode estipular prazo menor que 30...poderia estipular 60 dias? Poderia mas por mera liberalidade.

    ?

    Desconhecido Quinta, 18 de abril de 2024, 12h02min

    obrigada.. o contrato foi renovado automaticamente, com prazo indeterminado. De qq forma, pelos retornos, o proprietário está no seu direito...