Tenho 16 anos , minha mãe morreu quando eu tinha 1 ano e desde então quem cuida de mim é minha avó paterna junto com meu pai seu filho Ela quer me registrar como se eu fosse filha dela ela consegue ? Na hora q ela vier a falecer eu terei parte na herança se eu for registrada ? Ela possui 6 filhos já de sangue

Respostas

    G

    Gbs Domingo, 21 de abril de 2024, 8h41min

    Não pode registrar...até pq com certeza vc já possui registro.
    Caso sua avó venha falecer vc herdará como se fosse sua mãe .

    F

    fauve Segunda, 22 de abril de 2024, 7h15min

    Se a questão é herança tenho a impressão que é possível, via judicial, requerer a maternidade socioafetiva.

    G

    Gbs Segunda, 22 de abril de 2024, 8h08min

    Fauve! Não cabe neste caso...até porque ele já herdará por representação...irá herdar como se fosse a própria mãe. A lei não permite o registro de neto como filho exatamente pela questão de confusão patrimonial. Casos raríssimos por meio de ação judicial quando não há nem pai nem vivo é até possível o registro.

    F

    fauve Segunda, 22 de abril de 2024, 9h42min

    Quem morreu foi a mãe e quem criou e quer registrar é a avó paterna.

    G

    Gbs Segunda, 22 de abril de 2024, 10h25min

    Mesmo assim...qd avó paterna ela herdará do pai ou por representação. Registrar como filha a neta para garantir herança não será possível.

    F

    fauve Segunda, 22 de abril de 2024, 10h37min

    Mesmo maternidade socioafetiva? A avó cria como filha desde um ano de idade. Porque madastra pode e avó não?

    G

    Gbs Segunda, 22 de abril de 2024, 11h39min

    Mesmo maternidade sócio afetiva. A justiça só determina em casos raríssimo o registro por parte de avós para garantir que a criança tenha garantido seus direitos ex
    Quando pai e mãe falecem num acidente e não houve tempo de registrar e não há outros parentes interessados.
    Os casos são raríssimos de autorização para avós registrarem netos.

    F

    fauve Segunda, 22 de abril de 2024, 11h55min

    Ok, grata pela aula.