Minha mãe já é falecida, e eu tenho outros 3 irmãos, 2 saudáveis, e 1 irmã com problemas psicológicos, todos em idade adulta. Meu pai é vivo, já tem mais de 60 anos e no contexto que vive atualmente, não consegue cuidar da minha irmã, então eu "peguei" minha irmã pra cuidar, ela não recebe nenhum benefício, mas não consegue trabalhar. Agora vem o problema, eu não dou conta dela mais, ela não toma banho, as vezes tenta me agredir se eu reclamo com ela, não lava suas roupas, ela mora em um quarto com banheiro nos fundos do meu lote pois é impossível conviver com ela no mesmo ambiente, ela anda com a mesma roupa por mais de uma semana, não faz a higiene básica. Resumo: eu não quero mais ela morando comigo, meu pai não consegue dar conta dela, meus irmãos não querem nem saber também. Vou ser bem sincero, ela é como se fosse um animal, não tem diálogo nem nada que resolva, ela odeia todos nós, e o problema é que ela tem uma deficiência intelectual aliada a diversos problemas psicológicos, chega num ponto que todos nós da família queríamos internar ela em alguma instituição destinada a pessoas neurodivergentes ou algo assim, porém não temos dinheiro pra pagar algo particular e mesmo que pudessemos nem sabemos se isso é legal. Minha pergunta é: podemos procurar o poder público para "internar" ela em uma instituição pública para pessoas como ela? Eu sei que muitos vão julgar mas poucos vivem o que eu vivo, ela já chegou a cagar no meu guarda-roupas, ela faz coisas na maldade. OBS: quando minha mãe era viva ela chegou a "trabalhar" em uma fábrica por poucos meses, mas vimos que ela não é um ser sociável e não tem condições nenhuma de trabalhar, porém meu pai fala que não conseguiu "aposentar/encostar" ela pois o INSS alega que como ela já teve carteira assinada com esses mesmos problemas que tem hoje, ela conseguiria sim trabalhar.

Respostas

    H

    Hen_BH Terça, 23 de abril de 2024, 13h36min Editado

    Atualmente existe a Política Antimanicomial, que impede a internação pura e simples.

    Há, entretanto, o oferecimento de tratamento integrado pelo SUS, geralmente através dos CERSAMS.

    Ela faz algum acompanhamento psiquiátrico/psicológico? Usa medicamentos?

    Procure a unidade de saúde de referência de sua região (normalmente o posto de saúde que atende a área da sua residência) e eles darão os encaminhamentos necessários.

    G

    Gbs Terça, 23 de abril de 2024, 13h39min

    Internação chances 0 a menos que o médico indique ...mas com certeza não será ad eternun...no máximo por uns 6 meses e olhe lá.