Olá,

Tive um cheque meu protestado no cartório de títulos. Fiz o pagamento e a empresa está se recusando a tirar o meu nome do cartório, alegando que é responsabilidade dela é de apenas dá uma carta de anuencia e eu que vá ao cartório e tire o protesto, pague taxas e depois que vá ao Serasa. Na prática, está aqui a carta de anuencia e agora se vire...

Ocorre que além de pagar o cheque, a empresa de cobrou mais de R$ 38,00 de taxas do cartório da despesa que ela teve para me protestar.

Eu pergunto: de quem é a responsabilidade de tirar do cartório, é do credor (a empresa que recebeu, inclusive a taxa do cartório que ela tinha pago anteriormente) ou do devedor (eu, que paguei valor do cheque e taxa que a empresa me pagou)?

Obrigada.

Respostas

    M

    Marilia Sábado, 28 de maio de 2005, 16h44min

    Prezada Eunice,

    Quem tem que limpar o nome é vc, de posse da carta de anuencia entregue no Cartório para que seja feita as devidas baixas. É assim que funciona. Cuidado com a emissão de cheques pré.Boa Sorte.

    Marilia

    Z

    Zenaide Domingo, 29 de maio de 2005, 17h10min

    Prezada Eunice

    Quem limpa o nome é o interessado. No caso, você terá que limpá-lo.

    C

    Cibele Garcia Quarta, 22 de abril de 2009, 17h22min

    As tarifas cobradas nos cartórios de protestos são revogáveis?

    S

    Sergio Soares De Quinta, 18 de junho de 2009, 13h59min

    Tenho uma dúvida também: Fiz uma compra de um móvel, e por desacordo comercial sustei os cheque de pagamento (50%), entrei com ação contra a empresa devido a diversos pontos, e no mesmo momento um terceiro que tinha recebido o cheque como forma de pagamento da empresa, protestou meu nome.
    Ganhei a causa mas o Juiz diz que a empresa não pode tirar o protesto pq o cheque está em poder de terceiro, já fui no cartório e o mesmo diz que somente retirando o cheque com o terceiro, o problema que ninguém sabe quem é esse terceiro, e não consigo limpar meu nome.
    Existe algum jeito do cartório cancelar o protesto e limpar meu nome?
    O qdevo fazer?
    Grato

    R

    RÔMULO BRASIL DE AVELAR CAMPOS Quinta, 18 de junho de 2009, 15h20min

    Cabe a parte interessada proceder a retirada do protesto junto ao cartório apresentando o título pago.

    Atenciosamente;

    BRASIL ADVOGADOS ASSOCIADOS
    [email protected]

    E

    Evandro Alberto Oro Sexta, 16 de setembro de 2016, 10h29min

    Eu tenho dois protestos um de mercado e outro de loja. Porém os dois não tive como pagar e já esta fazendo 5 anos ambos os dois, gostaria de saber e agora? o que posso fazer, porque se eu não tivesse estes protestos já tinha efetivado financiamento ou algo parecido e pago, mas como tudo fica restrito não tive como, existe algo que eu possa estar fazendo para tirar estes protestos? para que eu possa mexer com bancos novamente!!!

    A

    Aline Ramos Sexta, 16 de setembro de 2016, 10h46min

    Evandro, somente regularizando a sua situação junto ao credor. Lembrando que protestos não caducam.

    T

    Teresinha Araujo Sábado, 22 de outubro de 2016, 10h41min

    A pessoa deve e ao invés de querer pagar para limpar o nome , reclama que não pode requerer financiamentos, o que dizer destas pessoas? Devia existir uma masmorra para levar estes caloteiros.