Dúvidas Herança

Minha mãe terá direito na partilha do imóvel?

Há 2 anos ·
Link
· Editado

Em 89 meu pai comprou um imóvel. Na época ele apenas namorava minha mãe. Em 92 eles se casaram sob regime parcial de bens. Não sei ainda como foi o pagamento da casa, porém há uma escritura da mesma do ano de 96 constando o nome da minha mãe. Agora com o falecimento do meu pai, minha mãe terá direito na partilha dessa casa? (Meu pai deixou 2 filhos com a viúva, e 3 do primeiro casamento)

2 Respostas
pensador jus
Há 2 anos ·
Link

A viúva tem direito à metade do imóvel e, detém o direito real de habitação. Os 5 filhos têm direito a 50% do imóvel, mas somente poderão fazer algo se a viúva decidir não morar no imóvel, caso contrário deverão aguardar o falecimento da mesma.

fauve
Advertido
Há 2 anos ·
Link

A viuva terá direito; se como meeira ou como herdeira depende de como se deu a aquisição. Apenas constar o nome na escritura não significa que seja proprietária, pode apenas fazer parte da identificação de uma das partes (Fulano de Tal, casado com Sicrana das quantas sob o regime...). E terá direito real de habitação.

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos