Meu filho de 5 anos fraturou a tíbia enquanto brincava no parque da escola, no horário do intervalo. A escola me mandou um WhatsApp informando o acontecido e que ele sentia dor no local. Pra resumir, socorri meu filho sozinha chamando um Uber. E ele segue em tratamento há quase 4 meses. Ficou de gesso por 2 meses, sem ir a escola, e eu tive que largar tudo, inclusive o trabalho (sou autônoma) para cuidar dele. A escola abonou a mensalidade de 3 meses e arcou apenas com o custo da bota ortopédica e da muleta. Diante do transtorno causado em nossas vidas, posso processar a escola?

Respostas

    G

    Gbs Quarta, 01 de maio de 2024, 22h02min

    Processar pode mas não significa que terá sucesso.

    ?

    Desconhecido Quarta, 01 de maio de 2024, 22h04min

    Achei que já fosse “causa ganha”.

    ?

    Desconhecido Quarta, 01 de maio de 2024, 22h10min

    Se eu processar, temos chances de sermos indenizados?
    Meu filho ainda está em tratamento, não está andando direito e eu perdi 2 meses de trabalho.

    H

    Hen_BH Quarta, 01 de maio de 2024, 23h22min Editado

    Deverá provar que tenha havido nexo de causalidade (relação de causa e efeito) entre alguma conduta negligente da escola e a ocorrência do evento.

    Em outras palavras, demonstrar que houve alguma conduta descuidada da escola que tenha acarretado a lesão.

    Não basta a só ocorrência da lesão, como se ela provasse, por si só, a negligência.

    Até porque se estamos falando de uma criança de 5 anos brincando em um parquinho, junto a outras 10, 20 crianças ao mesmo tempo, é natural, ou ao menos presumido, que corram e pulem, podendo daí ocorrer incidentes, embora não seja desejável.

    E muitas vezes é humanamente impossível que os responsáveis (professores e monitores) consigam estar 100% do tempo, segundo a segundo do lado de todas as crianças de uma só vez.

    G

    Gbs Quinta, 02 de maio de 2024, 2h46min

    Causa ganha? A causa só é ganha quando o juiz decide e que não caiba mais recursos. Se um advogado te disser que a causa é ganha pede para ele assinar um termo afirmando que a causa é ganha...sabe quando ele irá assinar isso? Nunca!

    P

    pensador jus Quinta, 02 de maio de 2024, 8h53min

    Responsabilidade objetiva da instituição de ensino. Deve constituir patrono e fazer provas dos danos materiais, morais e lucro cessante.
    A instituição de ensino deverá comprovar a não responsabilidade pelo fato danoso.
    Salvo melhor juízo,

    G

    Gbs Quinta, 02 de maio de 2024, 9h05min

    Ela quer saber se a CAUSA É GANHA algum advogado assina contrato afirmando que a causa é ganha?

    P

    pensador jus Quinta, 02 de maio de 2024, 9h09min

    Não existe causa ganha. Deve-se fugir de alguém que diz que a causa é ganha.

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de maio de 2024, 12h35min

    Obrigada pelos esclarecimentos.