Olá, moro com uma pessoa a 6 anos, porem temos uma relação desde antes. Estamos crescendo na vida já temos um apartamento onde temos direito 50% de cada Porém por motivos pessoais não queremos fazer uma certidão de casamento, nem união estável documentável Existe alguma forma de podermos nos proteger, se caso alguém falecer de ficarmos 100% com os bens um do outro que conquistamos juntos?

Sem que a minha familia possa exigir a minha parte ou visse versa ? um documento seguro onde não tenha brechas de alguém recorrer e ganhar a causa? Não temos e não pretendemos ter filhos

Planejamos ter uma empresa, e vamos tirar um carro só no nome dele, temo que se algo vir a acontecer, por questões de inventario, e outras pessoas possam tirar vantagem de tudo que construimos sozinhos

Respostas

    G

    Gbs Quinta, 02 de maio de 2024, 11h26min

    Façam escritura em nome dos 2 especificando que cada um tem direito a 50% . Agora união estável vcs já tem a dificuldade é só quanto a comprovar mas tbm não e bicho de 7 cabeças.
    Isso só vale em caso de separação. Ocorrendo a morte TD será inventariado e isso não garante que vc ou ele herdará TDS os bens...pais tem direito irmãos tem direitos queira vc ou não.

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de maio de 2024, 11h49min

    Mas se for o caso de fazer uma união estável documentada ao falecer temos direito aos bens um do outro ? em totalidade

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de maio de 2024, 11h51min

    O nosso imóvel esta tudo certo, financiamento no nome de ambos

    G

    Gbs Quinta, 02 de maio de 2024, 12h07min

    Com União estável formalizada ou não os direitos são os mesmos...50% dos bens para cônjuge sobrevivente e 50% para herdeiros necessários...avós pais irmãos.
    A diferença é que estando formalizada por escritura pública da união...não haverá necessidade de provar início da união estável

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de maio de 2024, 12h11min

    Entendo.. E com a certidão de casamento também a mesma regra ?

    ?

    Desconhecido Quinta, 02 de maio de 2024, 12h16min

    Obrigada pessoal pelo retorno