Meus enviados são maiores e possuem casa própria, mas, depois do falecimento do pai eles exigem que eu faça a cópia das chaves do imóvel onde eu morei com o pai deles por mais de 14 anos até seu falecimento. Sou obrigada a partilhar o imóvel com eles? Esse é o único imóvel que o pai deixou e eles ignoram o meu direito real de habilitação

Respostas

    P

    pensador jus Domingo, 05 de maio de 2024, 20h23min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Com todo o respeito aos colegas devo divergir. Irrelevante o regime de bens ou se o bem foi adquirido preteritamente à união ou recebido por herança.
    Caso seja o único bem do tipo a inventariar a superstite detém o direito real de habitação sobre o imóvel.
    Não deve disponibilizar acesso ao imóvel se assim não desejar. Os irresignados tem direito ao jus sperniandi sem consequências no mundo real.
    Salvo melhor juízo ,

    G

    Gbs Domingo, 05 de maio de 2024, 4h03min

    Esse imóvel já era dele? Antes de vcs se casarem?

    F

    fauve Domingo, 05 de maio de 2024, 7h46min

    Esse imóvel era só do falecido ou talvez por herança materna uma parte já pertencia aos filhos? Irrelevante eles possuirem casa própria.

    G

    Gbs Domingo, 05 de maio de 2024, 21h02min

    Pensador! Sugiro vc dar olhada na jurisprudência do STJ.

    G

    Gbs Domingo, 05 de maio de 2024, 21h03min

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/jurisprudencia-em-temas/jurisprudencia-em-detalhes/familia-e-sucessao/direito-real-de-habitacao-2013-conjuge-sobrevivente-ou-superstite%23:~:text%3DSe%2520os%2520direitos%2520aquisitivos%2520do,de%2520habita%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520do%2520c%25C3%25B4njuge%2520sup%25C3%25A9rstite.&ved=2ahUKEwiR6rbO3PeFAxVGrJUCHVM-BhYQFnoECBAQBQ&sqi=2&usg=AOvVaw3QMNlzH4bSk-Ib9YIsaJr7

    G

    Gbs Domingo, 05 de maio de 2024, 21h06min

    Aproveita e leia
    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/19052022-Copropriedade-anterior-a-sucessao-impede-reconhecimento-do-direito-real-de-habitacao--decide-Terceira-Turma.aspx&ved=2ahUKEwiktZeU3feFAxXRqZUCHaMqDZ4QFnoECCIQAQ&sqi=2&usg=AOvVaw0LNhA-w__HMqfug8nAHi9u

    F

    fauve Segunda, 06 de maio de 2024, 6h59min

    Pois é; leia as matérias.

    P

    pensador jus Segunda, 06 de maio de 2024, 9h21min

    Bom dia. Os links disponibilizados acima tratam da co-propriedade ou imoveis em condominio. Da maneira como a consulente disponibilizou, nada faz crer que seja o caso. Aguardemos a consulente esclarecer. Devo pontuar que os nobres colegas estao corretos ao levantar esta hipotese. Saudacoes,

    G

    Gbs Segunda, 06 de maio de 2024, 9h42min

    Da maneira como ela colocou faz sim todo sentido de não possuir o direito real de habitação.

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de maio de 2024, 12h25min

    Estou esclarecendo Pontos que talvez não tenham entendido. Sou casada com comunhão parcial de bens. Meu esposo tem um único imóvel, no qual, desde antes do nosso casamento vivemos. O tempo de residência nesse imóvel com meu esposo é de 14 anos. Ele faleceu mês passado. Reformamos, melhoramos, organizamos, tudo ao nosso gosto. Os filhos, depois da morte do pai querem as chaves do imóvel pra frequentar comigo dentro, me tirando o direito real de habilitação e minha privacidade. A pergunta que eu fiz foi, tenho obrigação de entregar a cópia das chaves? Não estou questionando o fato deles serem herdeiros.

    ?

    Desconhecido Segunda, 06 de maio de 2024, 12h26min

    O imóvel já era do meu esposo antes do nosso casamento

    F

    fauve Segunda, 06 de maio de 2024, 12h52min Editado

    A pergunta é: o imóvel é só do seu esposo? Ou é dele e dos filhos? Ou dele e da ex? Se é só dele, ok, você tem direito real de habitação; se é dele e de mais alguém não.

    G

    Gbs Segunda, 06 de maio de 2024, 13h10min

    Ok o que interessa...no nome de quem está o imóvel...?

    G

    Gbs Segunda, 06 de maio de 2024, 13h13min

    Ter reformado colocado jacuzzi piscina churrasqueira....trocado piso pouco ou nada importa...o que é preciso saber se qd a esposa dele faleceu ele já possuía a casa? Foi feito inventário essa casa ficou em usufruto para ele? Ah pouco importa se vc viveu com ele 40 anos.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.