Olá, gostaria de saber se é possível a mudança e correção no meu nome e sobrenome. Meu nome é Ruan , e sobrenome Jian Quan (como aparece no meu certidão de nascimento e outros documentos). Resumindo, o meu nome e sobrenome estão invertidos desde quando eu nasci. O sobrenome do meu pai é Ruan, e nome Yingce (como está no passaporte estrangeiro dele) e no RNE dele também está invertido, está como nome Ruan e sobrenome Yingce. Eu gostaria de corrigir meu sobrenome para Ruan, e também mudar para outro prenome da minha escolha, eliminando o Jian Quan (que era para ser meu nome). Será possível esse processo no Cartório?

Respostas

    G

    Gbs Quarta, 15 de maio de 2024, 6h15min

    Vá ao cartório e tente...se não conseguir aí só por meio de ação judicial.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 15 de maio de 2024, 9h22min

    RUAN

    Parte do que você pretende é só pela via judicial. Então faça todas as alterações pela via judicial através de ação de retificação de registro civil eletrônica promovida por advogado. Pelos foruns do Estado de SP o processo é muito rápido. Não podemos dar mais informações por aqui.

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado de Alteração de Nomes e Sobrenomes

    ?

    Desconhecido Quarta, 15 de maio de 2024, 9h27min

    Somente por via judicial mesmo, e demora muito? Problema é que moro no exterior. Obrigado pelas informações!

    G

    Gbs Quarta, 15 de maio de 2024, 9h40min

    Pois é TD na via judicial é demoradoooooooo

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 15 de maio de 2024, 11h22min

    Ruan

    O processo judicial de retificação de registro civil é rápido e acessível. No seu caso, inverter a ordem dos componentes do seu nome, a fim de passar a constar Ruan como sendo o seu verdadeiro sobrenome de família, só é possível via judicial, pois depende de prova que não é de imediata constatação. Da mesma forma, alterar o seu prenome Jian Quan só será possível após comprovação de que, realmente, trata-se de prenome composto e não sobrenome da sua família. Enfim, ambas as alterações devem ser feitas em uma única ação judicial. O fato de você residir no exterior não o impede de entrar regularmente com esta ação.

    Luciana Zoudine
    OAB/SP 135.152
    Advogada especialista em alteração de nomes

    G

    Gbs Quarta, 15 de maio de 2024, 12h35min

    Luciana! O rápido para vc é quanto tempo?
    Olha só...um alvará para liberação de saldo de salário em conta do falecido...não há inventário a ser feito...só cônjuge e filha... salário bloqueado...faz 15 dias na mesa do juiz sem deliberar...isso pq tem pedido de liminar demostração dos riscos...contas a pagar alimentação...etc... então imagina no caso de alteração de nome...acho sinceramente que não sai em menos de 6 meses para ser muito otimista...