Recebi uma carta extra oficial referente a pagamento de aluguel ao outro herdeiro ou desocupar o imóvel em 60 dias a mas no momento estou desempregado e não tenho como pagar. O outro herdeiro nunca quis morar no imóvel herdado e já possui 3 imóveis no nome dele sendo que eu não tenho nada e tenho 3 filhos menores de idade. Gostaria de saber o que posso fazer a respeito.

Respostas

    F

    fauve Quarta, 15 de maio de 2024, 13h33min

    Não finalizaram o inventário ainda? Carta extra oficial não te obriga a nada. O próximo passo será o outro herdeiro pedir fixação de alugueis via justiça e dai você terá que cumprir, porque é um direito dele, independente da situação financeira de ambos.

    ?

    Desconhecido Quarta, 15 de maio de 2024, 13h47min

    O inventário está tramitando desde 2007 e arquivou duas vezes a última vez foi em 02/2023 por não ter pago algum valor de custas do processo no prazo. E no caso mesmo sendo o meu unico meio de moradia no tem como recorrer de alguma forma mesmo que ele entre com processo e eu provasse que não tenho outro lugar pra morar nem de pagar esse aluguel?

    H

    Hen_BH Quarta, 15 de maio de 2024, 18h46min Editado

    É direito do outro herdeiro pedir pagamento de aluguel, pois afinal de contas você está usando de modo exclusivo algo que também pertence a ele.

    Como já bem aventado, a situação financeira de cada um é irrelevante nesse caso, de modo que em nada influi na questão ele ter outros 3, 30 ou 300 imóveis.

    Lembrando que ele pode inclusive solicitar judicialmente a extinção do condomínio sobre o bem e a venda em leilão, tocando a você a sua respectiva parte na divisão do valor apurado.