Eu tenho 16 anos completos e quero me emancipar.

Meu pai está desaparecido há mais de 3 anos, então não posso pedir a autorização pra ele.

Minha mãe é o motivo pelo qual eu quero me emancipar. Ela tem sido um inferno na minha vida desde que eu fui morar com ela em 2018. Por mais que ela me dá ótimas condições de vida, isso não paga todo o abuso psicológico que ela faz comigo. Ela é o motivo pelo qual eu tenho ficado mais depressiva a cada dia que passa.

Eu li que, para conseguir a emancipação jurídica, precisa ter um emprego que forneça dinheiro o suficiente para eu conseguir me sustentar. Eu só não trabalho, porque ela não deixa. Várias vezes eu já tentei trabalhar, tanto registrada quanto fazendo bico, ou pela internet, mas ela sempre dá um jeito de acabar com isso e me deixando sem 1 real no bolso. Eu não aguento mais ficar dependente desta mulher.

Eu não quero necessariamente sair de casa, até porque preciso terminar o ensino médio na minha escola, mas quero ter a segurança e o papel que diz que eu posso se eu quiser. Além dela, eu não tenho nenhum outro parente que iria me abrigar e não me mandaria direto pra ela logo em seguida.

Por favor, me ajudem!

Respostas

    F

    fauve Segunda, 10 de junho de 2024, 18h03min

    Você quer emancipação mas quer continuar morando dentro da casa da sua mãe e sendo sustentada por ela? Não é assim que funciona. Nenhum adulto da sua família te apoia? Procura a direção da sua escola ou vá ao conselho tutelar. Se realmente não for mimimi de sua parte quem sabe você consiga morar num abrigo.