Meu empregador anunciou novas restrições ao uso de celular para aumentar a segurança de dados e a concentração dos funcionários, proibindo o porte de celulares no escritório em qualquer horário ou local, inclusive nos refeitórios, e sem fornecer um ramal ou número corporativo para emergências. Além disso, fomos informados que atender emergências familiares durante o trabalho é considerado errado. Gostaria de saber se essa política viola alguma lei, especialmente considerando que a ordem vem de uma empresa estrangeira, e o que pode ser feito para mudar essa situação.

Respostas

    G

    Gbs Segunda, 10 de junho de 2024, 22h07min

    O empregador tem o poder diretivo da empresa. Logo ele pode proibir uso de celular em todas dependência da empresa. E impossível que a empresa não tenha um telefone fixo ou um serviço de RH para atender eventuais chamadas de emergência.

    G

    Gbs Segunda, 10 de junho de 2024, 22h10min

    nos termos do artigo 2º, CLT, é sua prerrogativa, decorrente do seu poder diretivo, organizar, controlar, regulamentar e fiscalizar as atividades dos seus empregados.

    P

    pensador jus Terça, 11 de junho de 2024, 10h53min

    Entendo que o uso pode ser proibido. Quanto a proibir o porte me parece temerário; a justificativa terá que ser muito boa.
    Salvo melhor juízo.