Dúvidas Imóveis Herança Família Indenização Impostos

Casa, herança e perseguição familiar

Há 2 meses ·
Link

Minha mãe faleceu a alguns meses e moro na casa debaixo a mais de 15 anos e ela morava na casa de cima até ficar doente. Após isso ela desceu pra morar comigo e eu cuidar dela pois ela não estava conseguindo mais fazer as coisas, tomar banho, cozinhar e com o tempo ela foi piorando. Minha filha passou a morar na casa de cima pois não tinha pra onde ir, e até então permanece assim. Tenho uma irmã que resolveu aparecer pra dizer que é presente só depois que minha mãe começou a esquecer as coisas e ficar debilitada. Essas duas casas pelo que eu entendi, uma está com a documentação toda correta q é a de cima e a debaixo não, e um dos advogados me informou que eu podia entrar com uso capiao da casa debaixo que moro, mas no momento não sei o que fazer, sou pobre e estou trabalhando pra pagar os impostos desse ano que estão atrasados, minha irmã um mês após minha mãe falecer levou as jóias da minha mãe pq ela queria ver quando valia mas eu não quero vender pq tem valor sentimental naquelas jóias, ela começou a me humilhar falando que não uso ouro, que estou com o nome sujo na praça, ela fica me cobrando os comprovantes de pagamento dos impostos e ela nunca se preocupou com isso. Eu que sempre cuidei da casa das contas e da minha mãe e agora ela fica me atormentando, toda vez que ela me manda mensagem eu começo a tremer ela está acabando com a minha saúde, eu estou tentando organizar tudo com o tempo mas eu não tenho de onde tirar dinheiro pra fazer no tempo que ela quer, eu so queria conseguir ter paz para resolver os problemas no tempo que eu posso e viver o luto da minha mãe que ainda não consegui. Ela tem casa própria tem as coisas dela e me humilha mas eu não quero nada que não seja de meu direito. Mas eu preciso de paz se não vou acabar adoecendo. Não estou aguentando mais essa pressão, sofro tanto com a perda da minha mãe e ela só pensa em dinheiro. Ela está me ameaçando de vim aqui em casa pra resolver as coisas mas não tenho nada pra resolver com ela e sim com a prefeitura referente aos impostos. Queria saber se consigo fazer alguma coisa. Em relação as casas e em relação a ela e a perseguição dela.

2 Respostas
Imagem de perfil de LUCIANO DE OLIVEIRA
LUCIANO DE OLIVEIRA
Suspenso
Há 2 meses ·
Link

Gratidão pela pergunta! Que Deus abençoe cada detalhe do seu trabalho.

Você pode buscar uma medida protetiva contra sua irmã por assédio. Sobre as casas, inicie um processo de usucapião para regularizar a documentação da casa de baixo. Procure a Defensoria Pública para assistência jurídica gratuita. Documente tudo sobre os cuidados com sua mãe e pagamentos dos impostos, garantindo seu direito à herança e paz..

Espero que esta resposta tenha esclarecido sua dúvida!

LUCIANO DE OLIVEIRA, ADVOGADO 92º,

Autor da pergunta
Há 2 meses ·
Link

Obrigada, esclareceu tudo.

Esta pergunta foi fechada
Há 16 dias
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta