Dúvidas Impostos

Reembolso de IPTU sem escritura?

Há 3 dias ·
Link

Tem como reaver de alguma forma valores pagos em IPTU de um terreno que não se possui escritura? Meu avô em 1966 comprou um terreno e sempre pagou corretamente o IPTU que está em seu nome e com matricula na prefeitura, porém nunca conseguiu a escritura. Não tem construção, apenas o terreno que por conta de um córrego próximo perdeu grande área e passou a ser parte de proteção ambiental.

Responder
2 Respostas
Gbs
Advertido
Há 3 dias ·
Link

Não há como obter devolução. Cabe ao interessado entrar com ação de usucapião para obter escritura

Hen_BH
Advertido
Há 2 dias ·
Link
· Editado

O que garantiria ao seu avô a propriedade do imóvel não seria apenas a escritura, mas sim (e mais importante) o registro do título no Cartório Imobiliário.

Se ele não registrou o imóvel no RGI, ele não era dono, e tinha tão somente a posse do bem, pouco importando o cadastro do IPTU junto à prefeitura para mudar essa situação.

E nesse caso, para que ele obtenha a titularidade formal do imóvel, deve fazer como bem disse o colega: mover uma ação de usucapião.

Compartilhe seus pensamentos
Responder
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta