Dúvidas Imóveis

Colocação de placa comercial no muro

Há 2 dias ·
Link

Olá! Coloquei uma placa comercial no muro de divisa (cada vizinho tem o seu) coloquei essa placa no meu muro, e o vizinho não gostou porque disse que a empresa parece ser na casa dele..( enfeitou a casa dele) como devo proceder??? Posso colocar a placa no meu muro mas com a escrita para o lado dele, placa em L.

Responder
1 Resposta
Imagem de perfil de Decio Nathanael Nogueira Gomes
Decio Nathanael Nogueira Gomes
Advertido
Há 20 horas ·
Link

Nós, especialistas em direito civil, atendemos todo o Brasil e podemos orientá-lo sobre essa situação envolvendo a colocação de uma placa comercial em um muro de divisa.

  1. Propriedade do Muro Primeiro, é importante confirmar que o muro onde a placa está instalada é de sua propriedade. Se o muro for, de fato, de sua titularidade (e não um muro de divisão de propriedade comum), você tem o direito de usá-lo, desde que respeite as normas urbanísticas e de vizinhança.

  2. Direitos de Vizinhança O Código Civil, nos artigos 1.277 e seguintes, trata dos direitos de vizinhança, estabelecendo que o uso da propriedade não pode causar incômodo ou prejuízo ao vizinho. No seu caso, a colocação da placa em seu próprio muro é um direito que você tem, porém, é necessário considerar se a placa pode estar causando um incômodo que interfira negativamente no uso da propriedade do vizinho, como a impressão de que o comércio pertence a ele.

  3. Placa em "L" e Legislação Local A colocação da placa no formato em "L", com parte dela voltada para o lado do vizinho, pode levantar questionamentos se isso cria a aparência de que a empresa está localizada na casa dele, conforme a queixa que ele apresentou. Além disso, é fundamental verificar as normas municipais sobre publicidade e sinalização para garantir que a placa esteja de acordo com a regulamentação local. Muitas cidades possuem leis que regulamentam o tamanho, a posição e o impacto visual de placas comerciais, e descumprir essas regras pode resultar em notificações ou multas.

  4. Proposta de Solução Uma maneira de evitar conflitos e resolver a situação de forma amigável seria considerar as seguintes opções:

Reposicionamento da Placa: Avalie a possibilidade de reposicionar a placa de maneira que continue visível, mas que não gere a impressão de que a empresa está no imóvel do vizinho. Isso pode incluir ajustar a altura, o ângulo, ou até mesmo o design da placa. Negociação Amigável com o Vizinho: Muitas vezes, uma simples conversa com o vizinho pode resolver o problema. Explique a ele que a placa está instalada no seu muro e que a empresa está, de fato, localizada em sua propriedade. Ofereça transparência sobre a possibilidade de ajustar o posicionamento para evitar mal-entendidos. Verificar a Legalidade da Placa em "L": Se deseja manter a placa no formato "L", é importante verificar com a prefeitura se essa disposição está de acordo com a legislação de publicidade local. Assim, você evita problemas futuros com órgãos fiscalizadores. 5. Conclusão Você tem o direito de colocar a placa no seu muro, desde que ela respeite as normas de uso da propriedade e não gere incômodos significativos ao vizinho. A melhor maneira de evitar problemas é conversar com o vizinho e tentar chegar a um consenso, além de garantir que a colocação da placa esteja de acordo com as normas municipais.

Compartilhe seus pensamentos
Responder
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta