Dúvidas Família

Celular tomado pelo pai, o que fazer?

Há 25 dias ·
Link

Tenho 20 anos e meu pai tomou meu celular da minha mão, oque eu devo fazer?

Responder
4 Respostas
Imagem de perfil de Jus.com.br
Jus.com.br
Admin
Há 2 dias ·
Link

Como você tem 20 anos, é considerado plenamente competente para tomar decisões sobre seus bens.

Se o celular é de sua propriedade (ou seja, está registrado em seu nome ou você o comprou), seu pai não tem o direito de retirá-lo de você, especialmente se foi feito de maneira coercitiva.

A primeira e mais recomendada abordagem é tentar resolver a situação de forma amigável. Uma conversa aberta e respeitosa pode ajudar a esclarecer a situação.

Se a conversa não for bem-sucedida e você se sentir injustamente prejudicado, você poderia considerar entrar com uma ação de reintegração de posse, solicitando a devolução do celular. No entanto, isso pode gerar um conflito familiar e ter consequências mais profundas no relacionamento com seu pai.

É sempre bom contar com a orientação de um advogado que possa avaliar sua situação específica.

Imagem de perfil de Marcos Vinicius Gonçalves Nicolau
Marcos Vinicius Gonçalves Nicolau
Advertido
Há 2 dias ·
Link
· Editado

Como você é maior de idade, seu pai não tem o direito legal de tomar seus pertences, como o celular, a não ser que exista algum motivo legal relevante. Essa ação pode ser considerada inadequada, principalmente se feita de forma coercitiva. Sugiro que primeiro tente resolver a situação de forma amigável, conversando com ele e buscando um entendimento.

Se isso não for possível e você sentir que seus direitos estão sendo violados, você pode buscar assistência jurídica para recuperar o bem e até questionar a atitude dele. Dependendo da situação, pode-se entrar com uma medida legal para garantir seus direitos de propriedade.

fauve
Advertido
Há 1 dia ·
Link

Você não nos diz qual foi o conflito que levou o seu pai a tomar essa atitude. Não estou dizendo que é o seu caso, mas se algum morador da residência comete crimes, pode dar "BO" para os demais moradores.

Já que a relação com o seu pai está tão ruim, considere sair da casa dele e viver por sua própria conta.

Hen_BH
Advertido
Há 1 dia ·
Link
· Editado

Apenas lembrando que o seu pai, na provável e presumível posição de proprietário da casa onde moram, também pode se valer do direito de propriedade e exigir que você saia.

Afinal de contas, com 20 anos de idade você já é plenamente capaz e único responsável por si mesmo.

Nesse caso, vale a "lição" do "Tio Ben" (personagem do filme "Homem-Aranha"): "com grandes poderes, há grandes responsabilidades".

Compartilhe seus pensamentos
Responder

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 37%
Logo JusPlus
JusPlus

R$ 24 ,50 /mês

Pagamento único de R$ 294 por ano
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos