Divórcio e devolução de bens doados
Meu ex marido me deu o dinheiro para comprar um carro. Coloquei no nome da minha filha , inclusive o pix foi feito da conta dela . Agora que nos separamos quer 20 mil ou o carro de Volta . O que fazer ?
[...]
Sobre a situação que você descreveu, aqui estão algumas considerações:
Doação de Bens: Se o seu ex-marido lhe deu o dinheiro para a compra do carro e não há um contrato formal que estipule que isso foi um empréstimo ou uma condição, isso pode ser considerado uma doação. Em geral, uma doação não pode ser revertida, a menos que haja provas de que houve uma condição específica.
Propriedade do Carro: O carro está registrado em nome da sua filha, o que pode complicar a reivindicação do seu ex-marido. Como o dinheiro foi usado para comprar o carro, e se a intenção dele era que você ficasse com o carro, ele pode ter dificuldades em provar que tem direito a recuperá-lo, especialmente porque está registrado em nome de outra pessoa (sua filha).
Negociação: Se o seu ex-marido está pedindo 20 mil ou o carro de volta, pode ser útil tentar uma negociação amigável. Se você puder, converse com ele sobre a situação e veja se há um meio-termo que satisfaça ambos.
Ação Judicial: Se ele insistir em querer o carro ou o valor, e você não chegar a um acordo, ele pode tentar uma ação judicial para reivindicar o que acredita ser seu. Nesse caso, você precisaria apresentar sua defesa, argumentando que o dinheiro foi uma doação e que o carro está em nome da sua filha.
Consultoria Jurídica: Dada a complexidade da situação e as possíveis implicações legais, é altamente recomendável que você consulte um advogado especializado em Direito de Família para orientar sobre os melhores passos a serem tomados e a melhor maneira de se proteger.
[...]