Sou estudante do 8 período de direito e tenho vontade de advogar após a conclusão do mesmo. Contudo não realizei nenhum estágio em escritórios de advocacia, apenas faço as peças requeridas pelos professores na sala de aula. Diante disso, tenho receio de que a falta de experiência com a prática forense "atrapalhe" a minha vida profissional ou até mesmo que eu não consiga exercê-la.Gostaria da opnião dos advogados experientes ou até mesmo dos iniciantes qto à essa questão que me aflige! obrigada a todos!

Respostas

    G

    Gabriel Ventorin Terça, 02 de dezembro de 2008, 13h48min

    Prezada,

    Boa Tarde.

    Realmente terás alguma dificuldade para advogar se não teve qualquer contato com a prática forense durante sua formação. Como foram suas aluas práticas?
    Não houve cumprimento do estágio obrigatório e horas complementares?

    Creio que umas das saídas possíveis seria encontrar um colega (da área em que pretende atuar) com quem tenha afinidade e iniciar sua atuação com sua orientação, pelo menos nos primeiros anos para que tenha "um norte" dentro da prática.

    Não que a prática seja extremamente distante ou um monstro de sete cabeças, mas pequenos entraves podem dificultar sua atuação e talvez desanimá-la. Assim seria mais prudente um acompanhamento (ainda que mínimo) por profissionais já atuantes.

    Outra opção que me ocorreu é sua freqüência em Comissões da Ordem dos Advogados de sua circunscrição. Não sei como é em sua localidade, mas geralmente há diversas comissões para orientar jovens advogados e advogados iniciantes na carreira.

    espero ter ajudado
    ótima semana

    C

    Camy Terça, 02 de dezembro de 2008, 13h57min

    Olá Rosana,

    Faço a mesma pergunta que o colega Gabriel. Você tem frequentado as aulas de estágio?.... Como estão sendo as aulas práticas?.
    Eu sempre trabalhei na área criminal durante a faculdade, dai então tive certa dificuldade em pegar causas cíveis quando apareciam na faculdade, mas enfrentei.... troquei idéias com colegas que tinham experiência, assim como ajudava os não tinham nenhuma experiência em penal.
    Conheço pessoas que nunca tinham estagiado em escritórios ou mesmo no Forum, etc.... porém, quando se formou soube correr atrás... A advocacia é um aprendizado constante, tem sempre um fato novo para vc estudar, dai então é só ter força de vontade e seguir em frente.
    Uma dica: FAÇA TODAS AS PEÇAS NECESSÁRIAS E ASSISTA TODAS AS AUDIÊNCIAS POSSIVEIS, POIS JÁ VI CASOS AQUI NA MINHA CIDADE DE ADVOGADOS RECÉM - FORMADOS QUE NAO SABE NEM DE QUE LADO SENTAM NUMA SALA DE AUDIÊNCIA...

    Bjsss...boa sorte!!!!

    R

    ROSANA_1 Quarta, 03 de dezembro de 2008, 9h57min

    Olá, Rosana,

    Aí na sua cidade existe Convênio da OAB com a Defensoria Pública ou Procuradoria do Estado?, pque se tiver, seria bom vc se inscrever, pois nessas atuações vc aprende muito.

    Também sou nova na carreira e aprendi bastante atuando neste Convênio, fora isso, tenha uma rede de contatos boas com colegas de profissão, converse, discuta, assuntos novos e controvertidos vão aparecer a todo instante, nada vem pronto.
    Uma ultima sugestão, leia bastante também, muitas vezes as saídas estão nos livros de autores consagrados.

    Um abraço, boa sorte, confie em Deus e em vc!!!

    F

    Fabio Terça, 09 de dezembro de 2008, 9h41min

    Tenho uma situação parecida com a colega. Já sou formado em Direito. Colação realizada em Jul/2008. Participei de todas as aulas de laboratório. Tenho boa redação. Já tenho uma primeira graduação em Física, o que me permitiu trabalhar durante mais de 12 anos como professor ou Analista de Redes de Computadores.

    Pretendo atuar na área de Direito Eletrônico, Direito Digital e afins, afinal, tenho sólida experiência nesta área e direito material tenho pleno domínio.

    Vou seguir as dicas já mencionadas, mas, se alguém tiver mais alguma, ficaria muito grato.

    Fábio.

    ?

    Rosana_1 Sexta, 12 de dezembro de 2008, 16h34min

    agradeço aos colegas pelos conselhos e dicas que muito contribuiram!
    qto a pergunta do estagio obrigatório, eu faço no escritorio escola da faculd., mas são poucos os serviços e na sua maioria causas de família!
    Em relação a pergunta da minha xará sobre o Convênio da OAB com a Defensoria Pública ou Procuradoria do Estado, eu não entendi! Como funciona esse convênio?
    beijos!