Deixei meu filho com os avós paternos por necessidade e agora quero a guarda.

Há 17 anos ·
Link

Quando meu filho tinha um ano e meio deixei com os avós paternos por uma questão de necessidade. Como o pai não ganhava o suficiente para pagar uma pensão para o filho e eu precisava voltar a trabalhar e não tinha com quem deixar e além de tudo não tinha dinheiro para comprar uma comidinha para ele tomei esta decisão. Não resolvi na justiça pois conhecia a família dele desde os 15 anos de idade e por consideração não fiz nada contra ele. Como conhecia a família à anos e ele também, conversei com os avós paternos e disse que deixaria meu filho lá até eu me estabilizar finaceiramente, e eles falaram tudo bem. Desde que meu filho ficou lá , visitava todos os dias, e acompanhava tudo o que ele fazia. Por algum tempo enquanto meu filho era pequeno as vezes eu ligava com um dia de antecedência para avisar que eu iria pegá-lo, chegava no dia seguinte eles haviam sumido com ele para algum canto. Até comprei um celular para a avó porque isso acontecia regularmente. Quando ele foi crescendo foi mudando pq ele começou a ter vontade própria, e eu não dependia mais deles. Mas passei um bom tempo por isso. Sempre ajudei a pagar a escola e todos os custos, mas como sempre confiei na família algumas coisinhas eu nem guardava a notinha. Tenho testemunhas de mães de amiguinhos do meu filhos e conhecidos o tanto que me dediquei a ele, e sempre fui presente na vida do meu filho. Hoje que ele conversa e esta com quase sete anos ligo para ele todos os dias e ainda falo que o amo muito. Já até conversei com ele o motivo pelo qual ele mora com a avó. Hoje gostaria muito de poder ter meu filho de volta, e ele pede para morar comigo, e eu fico sem saber o que fazer por causa dos avós que acabaram se apegando a ele. Hoje estou casada, bem finaceiramente. Mas o pai fica me ameaçando falando que se casar vai levar meu filho junto e que se eu não gostar que eu vá atrás dos meus direito. Quero saber quais são os meus direitos sendo que nunca me afastei do meu filho. PS: Além de tudo o pai do meu filho fica falando que eu não tenho estrutura emocional para cuidar do meu filho só porque sou filha de pais separados. Independente de qualquer coisa justamente por ter passado fome na minha vida não queria que meu filho passasse pela mesma coisa , e hoje estou pagando por isso. Por não ter sido egoísta e ter pensado apenas no meu filho.

6 Respostas
Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Além do que comentei no e-mail anterior , eles não tem a guarda do meu filho, e até hoje ajudo. O pai quarta feira passada me falou que todas as vezes que eu for pegar meu filho, ligar para ele e perguntar se eu posso pegar , pq ele pode ter combinado algo. Engraçado, ele nem mora mais na casa dos pais,e quem sempre criou meu filho foram os avós. E seu eu combinei algo com meu filho? Pq só eu tenho que ficar perguntando se posso pegá-lo? Por eu não colocá-lo na justiça estou pagando um preço alto por isso. Não acho justo eu não fazer nada contra ele, abrindo mão de ver todas as mudanças do meu filho, sofrendo todos estes anos pq só agora me estabilizei, e ele tirando proveito do meu filho por estar na casa dos pais dele. Será que eu tenho algum direito depois de passar por tudo isso. E tenho testemunhas de sobra.

Márcio André Szortika
Há 17 anos ·
Link

Olá boa noite! Acreditando fielmente em tudo que você expôs, tenho grande convicção de que você obterá a guarda de seu filho, embora sabemos que será um processo demorado pois serão feitas avaliações psicológicas com relação a todos os envolvido e inclusive será feita a oitiva com a criança, para assim o juiz poder decidir o que será realmente melhor para ela. Sugiro que você procure um advogado e entre com uma ação requerendo a guarda do seu filho, e também, entre com uma medida cautelar de guarda e educação dos filhos, que tem por escopo a guarda provisória dos filhos, que pode ser usada antecipada ou incidentalmente à ação de regularização da posse de fato. De qualquer sorte, esta medida cautelar é satisfativa, que pode ser alterada a qualquer momento no interesse do menor, ouvido o representante do MP. Espero ter lhe ajudado de alguma forma, quanto as ameaças que possam a vir por parte de seu ex-marido, não tenha medo, e registre na delegacia caso ocorra de fato. lhe desejo sorte, abraço!!! ([email protected])

eduardo rogerio bortoluzo
Há 17 anos ·
Link

Meu problema e diferente eu tenho 19 anos to quase casando com uma mulher que tem duas crianças uma de 3 anos e outra vai fazer um ano eu ela queremos viver juntos mais eu não me dou bem com a mãe dela e poriso as vezes quando ela quer me ver ela tem que deixar as criança com mãe dela e poriso ta comesando a ficar dificil eu comversei com ela sobre isso ela me disse se ela se casar comigo há mãe dela da as crianças pros pais e cada criança tem um pai e se eu e ela casar a ma~e dela das crainça eu ate falei que assumiria elas como meus filhos ajudaria a criar so uma pessoa de boa indule como eu poderia recorrer pra que isso não acontessa ????? preciso de ajuda

Márcio André Szortika
Há 17 anos ·
Link

Olá, bom dia! Não vejo problemas se ela se casar com você e vc assumir as crianças, pois a detentora da guarda dos filhos é a mãe (no caso será sua esposa). quanto a isso, vc estando disposto a assumir, não vejo nada que faça com que tirem os filhos do convivio da mãe. Abraço!!!

Tatiane_1
Há 16 anos ·
Link

Boa Noite. Gostaria de ajuda pois estou perdida com relação a minha situação. O caso é que hj estou com 25 anos, e tenho um filho de 4 anos. Eu nunca fui casada legalmente com o pai dele, apenas moramos juntos por 3 anos. Nos separamos por que ele me traiu, e voltei a morar com minha mãe e meu filho. Quando me separei meu filho estava com 1 ano e 2 meses, e claro se apegou a avó pois ela passou a cuidar dele para que eu pudesse trabalhar. Ano passado ele estava com 3 anos eu sai da casa da minha mae, a principio meu filho so ficaria com ela para que eu trabalhasse, mais as vezes eu chegava ele ja estava de banho tomado e acabava dormindo por la, mais eu estava com ele todos os dias e moramos a 2 quadras e como ele tem bronquite as vezes eu naum tirava ele da cama pra não pegar friagem. Até que em Outubro de 2008 a minha mae resolveu mudar de bairro, sem antes de consultar arrumou escola e tudo para meu filho. Eu não falei nada para evitar problemas, e mesmo assim continuo fazendo meu papel de mae na vida dele. Hj tenho horario flexivel no trabalho e ganho razoavelmente bem, sou casada com uma otima pessoa e estou gravida de 2 meses. Minha vontade é trazer meu filho pra morar comigo, mais minha ameaça dizendo q se eu tirar ele dela ela nunca mais olha pra minha cara. Eu não faço nada pra evitar problemas com ela pois é minha mae, e me estendeu a mao quando precisei. O pai do menino de 4 anos é amigo de minha mae, e entra e sai da casa dela quando quer, ate dorme la. Ele paga pensao ao meu filho e a minha mae q coordena o dinheiro, lembrando q eu tbm ajudo financeiramente e tbm com coisas que ela precise. Nem eu e nem meu esposo temos vicios, e gostaria de saber o que pode ser feito em meu caso? Posso pegar meu filho de volta? E se ela recorrer na justiça? Lembrando que ele so mora com ela sozinhos a 1 ano, e que nesse periodo somente de outubro pra ca que estamos em bairro diferentes e mesmo assim estou com ele TODOS OS DIAS! Me ajudem..

Autor da pergunta
Há 16 anos ·
Link

Olha pelo que tenho visto e lido ultimamente, sei que vc tem todo direito de ficar com o seu filho. A não ser que vc tenha algo que te comprometa. Fora isso vc como sempre foi uma mãe presente e não tem nada que desabone sua conduta como mãe, fique tranquila, tudo vai dar certo. Outra coisa, sua mãe esta sendo uma pessoa egoísta por não querer que o seu filho fique com vc, pq um dia o seu filho vai cobrar com certeza como o meu fala para mim que por ele moraria comigo, mas que ele não quer magoar a avó ( e não pense vc que eles pensam no meu sofrimento, eles pensam no sofrimento deles sem o neto lá, e é puro egoísmo pq ouço meu filho falar direto pra mim que me ama e gostaria muito de ficar comigo pra sempre...imagina eu ouvindo isso e não podendo fazer nada só para não arrumar confusão ,sou filha de pais separados e sei muito bem o que isso acarreta futuramente para a nossa vida se vc não tiver uma boa cabeça, eles sofrem muito com tudo isso), e eu para não arrumar confusão sofro e espero ansiosamente a hora em que ele vai vir para a minha casa por livre e espontânea vontade. Pense no seu filho...exclusivamente nele. Se vc tem a conciência que é uma excelente mãe vc merece sim ficar com a guarda dele. Sua mãe não esta pensando nele e sim nela. Aproveite que ele ainda é pequeno e não entende muita coisa,e corra atrás dos seus direitos e se possível arrume algumas testemunhas.Dúvido que ela gostaria que tirassem os filhos dela um dia...só que nesta hora todo mundo pensa na sua própria vontade, não a da criança. E você pode ter certeza de uma coisa. A vontade do seu filho com certeza vai ser de ficar com você. Porque amor de mãe quando verdadeiro vale a pena lutar, pq a vontade da criança é estar sempre ao lado da mãe.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos