carlos oliveira Sexta, 07 de outubro de 2005, 15h47min

    qual os índices que já foram julgados e sumulados em Brasília, até a data de hoje.

    ?

    Fábio Santos da Silva Quinta, 13 de outubro de 2005, 20h07min

    Expurgo é o seguinte:
    Em determinado mês a inflação foi de, digamos 30% (exemplo).
    Ocorre que na correção de determinada obrigação foi aplicado índice de atualização monetária diverso do legalmente previsto, aplicando-se a determinada obrigação índice de atualização menor (digamos 20%). Haverá uma diferença de 10%. Tal diferença é o que nós chamamos de expurgo.
    Alguns casos sequer houve atualização monetária, embora a inflação verificada tenha sido escancarada. Aí se diz também que houve expurgo, ou seja, que não foi aplicado o índice de atualização em período que havia inflação.
    Atualização monetária é o ato de compensar a desvalorização da moeda (quando a moeda perde valor de face em virtude do aumento generealizado de preços). Quando o dinheiro que está na sua mão vai perdendo seu poder de compra.
    Exemplo: com R$ 1,00 eu comprava 10 pães na padaria em (exemplo) Janeiro de 1.999.
    Suponhamos que com o mesmo R$1,00, só que em setembro de 2.005 eu só consiga comprar 4 pães em virtude do aumento do preço do pão.
    Quando isso ocorre afirmamos que houve depreciação do valor da moeda, pois ela não compra mais o que comprava antes.
    Um abraço e espero tê-lo ajudado.