C

    CIRO ROBERTO JUSTEN BACH JUNIOR Sexta, 13 de março de 2009, 22h00min

    O Estado surgiu da necessidade que o Homem encontrou em controlar o convívio de diversos sociais de um mesmo território, e, como forma de se estabelecer um certo limite e ordenamento nas atitudes dos sociais nesse ambiente.
    Foi um fato evolutivo que surgiu da simples necessidade do homem de se relacionar com os outros humanos de outros territórios e controlar seus direitos e deveres perante estes, para que a sua comunidade não fosse prejudicada.

    M

    Mayk Henrique Sábado, 14 de março de 2009, 11h43min

    Caro Ciro, há duas teorias principais que tentam explicar o surdimento do Estado. A primeira é de Thomas Hobbes, que entende pela netureza má do homem. A outra é a teoria de Rousseau, com visão diametralmente oposta. Evidente que ambas partem do fator necessidade para o surgimento do Estado.

    O que você acha sobre tais teorias, qual delas prevalece ou, ainda, acha que exista uma outra explicação para o surgimento do Estado?

    Aguardo sua resposta!