C

    Carlos Morais Affonso Júnior Quinta, 01 de janeiro de 2009, 19h39min

    Gostaria que esse fosse o único defeito do Lula , fumar em local público....

    R

    Renato Sexta, 02 de janeiro de 2009, 15h43min

    Entendo que a interpretação da lei que proibe o fumar em locais públicos não deve ser literal assim, como você, Cris, colocou. Veja que temos que buscar as razões do legislador quando criou a lei para melhor compreendê-la. O sentido dessa lei é justamente proteger a saúde de terceiros não fumantes em locais onde o acesso é para todos. Afinal sabemos que o fumante passivo é também bastante prejudicado. Veja que mesmo sendo o local público, se for aberto, pode-se fumar. No caso do Presidente, o Palácio do Planalto tem espaços abertos e também fechados, mas que só o Presidente tem acesso. Tenho certeza que o Chefe de Governo não fuma em uma sala de reunião ou em evento aberto no Planalto.
    Não acho que a questão seja tão objetiva assim: "Se o local é público, então não pode fumar". O principal é: o ato está prejudicando terceiros, então não pode fumar.
    É o que me parece.