COMO POSSO SABER SE UM ADVOGADO RESPONDE A PROCESSO ADMINISTRATIVO?
Por favor, ajudem.
Como posso saber se um determinado advogado responde a algum processo administratico?existe possibilidade de saber o motivo do processo?
Muito obrigada.
Rosana, na OAB os processos tramitam em segredo, sendo acessíveis tão-somente às partes, ou seja, representante e representado. Se você NÃO é um ou outro, tampouco advogada de um ou de outro, não terá acesso aos autos. E isso, frise-se, ocorre em todos os Conselhos Profissionais, não somente com Advogados
Ismair Junior Couto Advogado em Curitiba
Obrigada Dr. Ismair,
Na verdade eu nem preciso ter acesso aos autos, só gostaria de saber se existe ou não algum processo administrativo tramitando contra um determinado advogado, o que o sr. relatou acima vale para este caso também? Perdoe minha ignorancia, sou estagiaria e diretora administrativa de um escritorio de advocacia(P.P), e preciso desta informação acerca de um profissional que tem interesse em trabalhar conosco. Obrigada pela atenção. Cordialmente. Rosana.
Prezada Rosana,
se para trabalhar no Escritório que você dirige o requisito é não estar respondendo à processo disciplinar, penso que, de um lado, vocês terão sempre uma dificuldade adicional em contratar advogados, já que esse tipo de informação não é pública. De outro, o fato de um colega ter seu nome vinculado à um processo desse tipo, não implica, necessariamente, inidoneidade.
Pense nisso e sucesso!
Ismair Junior Couto Advogado em Curitiba
Prezada Nice,
o fato de outro advgado ter acompanhado você em audiência não implica, necessariamente, em pejuízos à ação. Se você quisesse que isso não acontecesse, melhor seria que você contratasse esse interesse desde o início, por ocasião da assinatura do contratos de honorários. É neste momento em que são convencionados os direitos e obrigações, tanto de um lado, como de outro.
Quanto as garantias de que sairemos vencedores de uma ação, vejo isso de forma temorosa, uma vez que cabe ao juiz, e somente a ele, dizer com quem está o "melhor" Direito. Sem você está irresignada com a sentença, e dependendo do prazo, existem "remédios jurídicos" para tentar modificá-la.
Volte a falar com o seu advogado. O melhor caminho sempre será o diálogo.
Ismair Junior Couto Advogado em Curitiba
Dr. Ismar,
Boa noite,
Agradeço imensamente pela sua contribuição em meus tópicos, tem sido de muita valia.
Em relação a idoneidade profissional, realmente ela é um dos requisitos para se trabalhar em nosso escritorio, por isso minha curiosidade em relação ao historico dos advogados que se candidatam, embora este não seja o principal requisito, confesso que o mesmo pesa bastante na hora da contratação.
Temos interesse em formar uma equipe séria, que possua os mesmos objetivos, os mesmos ideais, enfim, que seja sincronizada no que tange a métodos de trabalho .
Concordo plenamente quando o senhor diz que o fato de estar respondendo a um processo administrativo não quer dizer que o profissional seja um vigarista, mas como ter certeza? Muitos que respondem são inocentes ou cometeram infraçoes leves, mas muitos também são culpados por cometerem infraçoes gravissimas, enfim, damos importância ao passado a fim de evitarmos desgostos futuros, principalmente quando o profissional é um desconhecido oriundo de outra cidade, outra região.
Gostei da dica do Dr. Rodrigo, se realmente existe a possibilidade de o profissional apresentar a certidão de antecedentes administrativos, adotaremos este método.
Forte Abraço.
Cordialmente.
Rosana.