LIGAÇÕES DE NÚMERO RESTRITO

Há 16 anos ·
Link

Caros colegas, boa noite! Como tenho ouvido opiniões das mais divergentes sobre o assunto, exponho esse impasse: Uma determinada pessoa recebia, e, ainda recebe, insistentemente ligações de telefones com números restritos. A mesma vindo à comunicar-se com a operadora de telefonia, para que fosse dada uma determinada solução, teve as seguintes respostas malfadas: a) "mude o número de seu telefone"; b)"não atenda mais ligações restritas; c)"só lhe será divulgado o número de quem lhe importuna mediante mandado judicial". Como as duas primeiras opções eram inviáveis, pois a titular da linha é representante comercial, a mesma tentou registrar uma notícia-crime em uma Delegacia local. O oficial de cartório negou-lhe o direito afirmando que era fato atípico, pois não era crime receber ligações sem quaisquer manifestação. Logo, a vítima procurou um determinado advogado, e o mesmo ingressou com uma ação na vara de Fazenda Pública, alegando que a Empresa de telefonia é concessionária de serviço público, e por isso requeria a quebra de sigilo telefônico. O mesmo juiz, declinou a competência para uma vara criminal e sequer fundamentou sua decisão. Então o magistrado da Vara Criminal despachou o seguinte: "Declino a Competência a uma das Varas Cíveis, por não ser tratar de fato típico." Após esse conjunto de lastimáveis conclusos, pergunto-lhes: Como resolver esse carnaval de declínio de competências infundadas? Qual seria o procedimento mais adequado? Desde já, agradeço-lhes.

3 Respostas
Vanderley Muniz - [email protected]
Há 16 anos ·
Link

A vara da Fazenda Pública é incompetente em razão da matéria; a empresa de telefonia é parte ilegítima para figurar no polo passivo e não existe qualquer litígio que envolva a fazenda pública.

A vara criminal é incompetente "ratione materiae" pois não se configura qualquer crime na espécie.

O declínio de competência é fundado e com previsão legal.

A quebra de sigilo só é permitida ao se tratar de investigação de cunho penal, ou processo do mesmo nipe, afora isso ela é ilegal e não será deferida por se tratar de direito individual fundamentalizado na Constituição Federal.

A empresa de telefonia, igualmente e pelo mesmo motivo, lhe é defeso oferecer a qualquer solicitante a quebra do sigilo.

Não vislumbro, portanto, nenhuma saída jurídica a menos que o fato seja típico e antijuridico em âmbito criminal.

As duas primeiras opções que lhe foram dadas é a solução, portanto, sendo que a segunda quer me parecer ser a mais viável, já que, como representante comercial, você deve saber quem está te ligando e se é um de seus clientes.

Abraços!!

Carlos Morais Affonso Júnior
Há 16 anos ·
Link

Bom , eu queria saber mais, a pessoa liga e ai o que acontece? Rolam ofensas, xingamentos?
A pessoa liga de madrugada ?? Qual seria o incômodo??

Autor da pergunta
Há 16 anos ·
Link

Carlos, boa tarde! Respondendo os seus questionamentos, afirmo-lhe o seguinte: Quem liga, até onde se sabe, apenas emite ruídos estranhos ou sequer fala alguma coisa. Tais ligações ocorrem em qualquer horário. As soluções oferecidas pela prestadora de serviço,às quais o nobre colega (Wanderley Muniz) ratificou, parecem duras em demasia: a uma, porque mudar o número de uma representante comercial que vende material hospitalar para todo o país, pode acarretar um enorme risco de prejuízo comissional; e outro, porque grande parte das empresas cariocas (Hospitais clientes) mantêm restrições nos seus números. Até onde será diferenciado um mero susto ou dissabor com um potencial prejuízo claro e aparente que poderá sofrer a vítima destas ligações? Será que a vítima que deve se adaptar as opções a e b oferecidas pela operadora e auto prejudicar-se, ou quem lesiona seu direito de privacidade deve ser punido com isso?

Abraços.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 37%
Logo JusPlus
JusPlus

R$ 24 ,50 /mês

Pagamento único de R$ 294 por ano
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos