Nobres colegas; advogo ha dois anos, porém não na área criminal, daí a minha dúvida...

Recentemente fui procurado por uma pessoa para acompanhar a prisão em flagrante de seu irmão por tráfico de drogas.

Não aceitei a causa, pois não tinha a menor idéia do que eu iria fazer na delegacia.

Os colegas que militam nesta área poderiam me explanar sobre os procedimentos do advogado em tais situações? O que deve o advogado fazer na delegacia onde está sendo lavrado o flagrante?

Grato

Respostas

    J

    José Benedito ANTUNES Domingo, 18 de janeiro de 2009, 14h03min

    A questão, que não é rara, precisa de alguns cuidados especiais. Em primeiro, é preciso saber qual o objetivo do policial, pois em algumas ocasiões o que buscam não é a paz social ou o estrito cumprimento da lei. Buscam vantagens financeiras, infelizmente. E entendo que o advogado não deva dar atenção a tal fato, pois que é um ato descaradamente praticado. O que deve ser feito é conversar bastante com o cliente e saber dele a verdade. Verificar se presentes os requisitos do flagrante, como foi a abordagem, se o seu cliente é primário e de bons antecedentes; enfim, procurar conhecer da real situação. Se o seu cliente é mero usuário. Buscar conversar com o delegado, dependendo das informações que lograr obter do caso, a fim de que o flagrante não se concretize. Caso concretizado o flagrante, evidente que o seu cliente será indiciado e preso. Uma coisa, porém, que recomendo, é de que o cliente preste depoimento, não se furte e permaneça calado, embora um direito constitucional, para falar apenas em juízo. Muitos juízes consaideram, e eu também assim penso, que o primeiro momento de defesa é exatamente o depoimento na fase policial. Mas cada caso é um caso e só vivenciado é que se conhecerá a fundo a circunstância. É preciso muito cuidado para saber se o flagrante não foi armado, fato que ocorre a todo momento.

    ?

    Gustavo iniciante Sexta, 23 de janeiro de 2009, 22h08min

    Nobre Dr. Antunes,

    Agradeço muitíssimo pela sua colaboração, pois com tais informações me sentirei seguro da próxima vez em que me deparar com situação semelhante. Lembrarei, com certeza, dessa aula!

    Grato

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Sexta, 23 de janeiro de 2009, 22h43min

    Na verdade pouco, ou nada, pode fazer o advogado em uma delegacia em casos de flagrante.

    Obeserva-se-á, obrigatoriamente, suas prerrogativas profissionais.

    Eu costumo tomar café com o delegado e seus auxiliares, não os enfrento senão em caso de flagrante ilegalidade.

    O advogado não pode interferir no interrogatório do indiciado, talves, ao final, requerer ao Delegado que lhe faça determinada pergunta, durante o interrogatório NUNCA!

    Corrigir distorções entre o que foi dito e escrito pode e deve.

    Respeito mútuo é primordial.

    Conheço advogados que chegam na delegacia e dizem ao cliente "..você não vai assinar p...nenhuma..." só para mostrar ao cliente que ele, advogado, sabe muita coisa, mero engano (do cliente).

    Um bom advogado é tratado com cortezia, e trata com urbanidade as autoridades constituídas.

    Não se absolve cliente em delegacia, absolve-se-o em juizo mediante as provas produzidas.

    Advogado bom não é aquele que briga com delegado por causa da versão do cliente, não briga com policial civill ou militar, briga, isso sim, pela aplicação da LEI.

    Não é o cliente que dá razão ao advogado mas a LEI é que as oferece...portanto, o conhecimento da LEI e das prerrogativas legais e estatutárias que dão suporte ao advogado para que ele seja ADVOGADO e não adevogado.

    Mandar o cliente não assinar nenhum documento provoca a ira da autoridade que, obrigatoriamente, terá que convocar testemunhas para assinar o ato.

    Flagrante forjado não existe: alegação da maioria que vai preso, principalmente em tráfico de drogas.

    Cuidado: seu cliente, se culpado, dirá a você a real situação e você, no suporte desta real situação, provocará uma boa defesa.

    Infeliz do advogado que acredita exclusivamente no cliente..."...fui forjado doutor..." e não acredita nas autoridades constituídas e nas provas produzidas.

    Avante!!!!

    É isso!!!

    H

    Hercy Ayres Rodrigues Filho Sexta, 23 de janeiro de 2015, 10h26min

    Flagrante forjado não existe? Ai é generalizar demais.

    M

    Mario Mattos Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 15h42min

    Antes de mais nada.. não sou advogado, sou Policial Federal, e sem querer causar intriga mais assim como muitos advogados falam que há flagrante forjado e tal e que tem q ter cuidado na delegacia pq policiais são isso e aquilo.. no meio policial tb é dito que maioria dos advogados são pilantras e safados.. que se aproveitam dos clientes ingênuos e que são ligados a traficantes e bandidos. Lido com investigações o tempo todo de políticos e empresários e sempre juntos de advogados que muitas vezes são quem transportam grandes quantias de dinheiros e fazem pagamentos de propinas dentro de seus escritórios "blindados". Gostaria aqui de manifestar um elogio ao profissional Vanderlei Muniz que respondeu a pergunta do advogado Gustavo de maneira muito bem dada. Meus parabéns.. vc representou bem a classe dos advogados. que acredito que são a minoria que são bandidos como seus clientes. Assim como nós policiais não podemos ser julgados por alguns poucos. Deixo aqui meu repúdio a resposta do ANTUNES.. que prefere achar que o flagrante de deu cliente foi forjado por policiais a crer que seu cliente sim cometeu um crime. Por isso que o Brasil está como está... inversão de valores. Lembro-me duma notícia que saiu a pouco tempo na imprensa de um advogado que teve o carro roubado por seu cliente, quando foi retirá-lo da delegacia. Devia ser mais um Antunes na vida. Abraço a todos os advogados. P.S.: Não tenho nada contra a classe até por que tenho um tio que tenho muito apresso que é advogado. apenas expressei minha opinião.

    Patrícia Máris

    Patrícia Máris 178549/RJ Terça, 10 de março de 2015, 15h11min

    O problema é que precisa cautela sim para dialogar com os policiais, embora a maioria seja pessoas de bem, há pilantras dos dois lados, há tanto advogados quanto policiais inescrupulosos e você nunca saberá quem irá encontrar, daí a cautela é necessária. Mas antes você precisa tirar a verdade do seu cliente, questione-o o máximo que puder. Na delegacia precisa saber o que foi alegado pelos policiais que deu razão à prisão. Daí vem o conhecimento da lei: NÃO VÁ À DELEGACIA SEM SABER A LEI! Se a prisão foi ilegal é mole: tem habeas corpus, se foi legal seu cliente será indiciado, daí o advogado deverá fazer o possível para amenizar a pena.
    Saiba de uma coisa: quanto mais se fala mais se enrola, então oriente seu cliente a depor o necessário apenas.
    NADA DE CORRUPÇÃO, OFERECER PROPINA ETC

    R

    Ricardo Nobile Terça, 24 de março de 2015, 11h43min

    Bom dia... Sou do Rio de Janeiro, atualmente passo por uma situação complicada com a mãe da minha filha. Ela cometeu crimes de Estelionato 171 e de uso de documento falso 307. Não sou advogado. Mas seu flagrante foi totalmente forjado e houve abuso da parte policial desde o início. Todo o depoimento contraria a realidade do ocorrido e isso tudo sem a menor necessidade pois com a riqueza de provas encontradas era para ter se dado voz de prisão e ela ainda em casa e não fazer isso depois de nos aterrorizar por mais de 6 horas com uma criança de 1 ano na delegacia. Agora como se prova isso? Eu me encontrava na hora do fato e me indiciariam pois acreditam que eu seja o suposto "chefe". Depois de todo o terror e tirando a menina de nos por varias vezes me liberaram pois não havia nenhuma prova contra mim. Pedi um advogado por mais de 10 vezes e fui negado... Onde existe justiça? Apenas no sonho. Resolvi fazer direito e estudar sobre o assunto. Já existe um pré julgamento. Ninguém é inocente até a audiência. Agora como se prova isso? Culpada ela é. Mas como tudo foi feito... Foi errado. Cheguei a falar " vocês estão com a minha familia... Minha filha... O que VC falar pra eu dizer eu digo"... Ela se encontra presa. Todos os pedidos já foram negados... E hoje estou com a menina sozinho e com medo de forjarem algo contra mim. Pois estão com meu notebook... Pendrive e celular... Desde o dia 05 de fevereiro dou uma de detetive para identificar 5 doa 7 policiais que invadiram a casa pois no depoimento só existem dois. Bom... Enfim não digo q ela não seja culpada. Mas forjar existe e sou vitima. Cheguei a ie na CGU mas desisti poia ela esta presa e tenho medo que algo aconteça a ela lá. Então não vejo justiça...

    V

    Valdinei de Pádua Sexta, 21 de agosto de 2015, 15h11min

    Boa tarde, não sou advogado, mas sou curioso a respeito da vivencia em sociedade, creio eu que o advogado tem sim que acreditar em seu cliente, pois todo mundo é inocente ate que se prove o contrario, porque não por a duvida do flagrante forjado , o bom advogado tem sim que por em duvida a não legitimidade do flagrante,Exemplo claro é este programa de policia 24 horas que esta no ar, para pintar o policiais de bons mocinhos , observação a maioria dos policias são de boas pessoas a uma minoria de maus policias , como em qualquer profissão.

    L

    luiz Eustaquio Duarte Anicio Sexta, 04 de setembro de 2015, 14h11min

    ~Boa Tarde, o que fazer pra que ele seja sorto apos o flagrantes
    obrigado

    L

    luiz Eustaquio Duarte Anicio Sexta, 04 de setembro de 2015, 14h22min

    continuo a pergunta, apos o flagante , eu Advogado pego copia do BO e o que faço,? vou pro dip entro com liberdade provisoria ou HC?
    muitos colegas so falam em HC, e na Faculdade aprendemos que deve entra com liberdade provisoria quando a prisão e legal, quando ilegal o relaxamentos. Por favor gostaria que tirrasse esta duvidas
    desde ja agradeço

    D

    dra cristina souza Quinta, 11 de fevereiro de 2016, 16h26min

    Caro colega, também me vi assim, sem experiência na área criminal, então me candidatei a ser conciliadora do JECRIM, fiquei por la um ano, aprendi bastante, e agora estou muito mais segura, O mais indicado seria ficar um dia por semana, pelo menos, na defensoria publica, ou em algum escritório de um profissional da área. Desta maneira iria aprender bastante.

    Jorgival Gomes

    Jorgival Gomes Segunda, 23 de maio de 2016, 12h02min

    Muito proveitosa a explanação do Policial Mario Matos ; de fato , uma sociedade que busca crescer humana , moral e intelectualmente deve primar pela verdade em todas as esferas da vida .

    Miguel Colli

    Miguel Colli Sábado, 02 de julho de 2016, 13h09min

    Eu estive uma ocasião na PF, em Campinas, mesmo com o adVogado ao meu lado, o Delegado que nem sei quem é, foi um cavalo, estupido eu devia ter pego seu nome e representá-lo, imagine como investigado fui tratado assim.Portanto, sei que nem todos delegados são assim.Mas, ir na delegacia num resolve nada mesmo, só protege o que esta sendo preso em flagrante,que fica sem sapato, quase pelado, a familia nem sabe o que pode ou não pode.Se não levar um chinelo ou roupas, eles passam frio, são bem maltratados.E, ainda nas cadeias ou presidios, dormem no chão, sem cobertor, sem nada, e não diga que não é assim, porque tenho contatos direto no CDP de jundiai.São 40 numa cela que cabe 10, um banheiro 03 banhos por dia, só cano dagua, fria, sem chuveiro..Isto é dignidade^? Cade os direitos humanos..Portanto abuso de poder existem e novas leis estão sendo elaboradas..Enfim, conheço de perto este assunto, não sendo advogado..Uma coisa é discorrer filosoficamente e sociologicamente um assunto, outra é ver a realidade, sentir, pesquisar..

    D

    Desconhecido Sábado, 02 de julho de 2016, 16h27min

    ai o sujeito acaba com os " direitos humanos " vítima mata-o violenta-o acaba com a familia da vítima priva-a dos direitos humanos e ai quando vai para a prisão ai o sujeito se lembra que tem direitos humanos, ai que ducha banheira de hidro, 4 refeições, area de lazer Internet quartos privativos ... e a vitima? e a família da vítima?

    SEBASTIO DAMASCENO

    SEBASTIO DAMASCENO Sábado, 02 de julho de 2016, 20h31min

    Só dignidade.

    SEBASTIO DAMASCENO

    SEBASTIO DAMASCENO Sábado, 02 de julho de 2016, 20h34min

    Para que serve a prisão? Ql o objetivo?Para corrigir o camarada ou faze lo mais bandido?Ele pode ser restaurado ou não?Se é para tratar assim, como vem sendo os presídios,com certeza estão fabricando bandidos.

    Antonio Carlos Rodrigues

    Antonio Carlos Rodrigues Domingo, 03 de julho de 2016, 19h07min

    Boa noite caros Colegas, advogados, policiais e demais leitores desta pagina.
    eu penso que advogados, delegados e policiais, ou seja toda e qualquer esfera de trabalhadores do bem cujo ensejo seja a busca da verdade e da cooperação mutua, deveria partir do ponto de hierarquia, conhecimento e nível de escolaridade atingida dentro do caso concreto.
    um delegado fez curso de direito, prestou concurso, foi aprovado e esta em posse legal de sua autoridade, não obstante o advogado também fez um curso de direito e conhece as leis de forma ampla e irrestrita, pois advoga em varias áreas e níveis do direito, não se dando somente ao direito penal e processo penal, o que se deve levar em muito a consideração.
    então justo e natural que em seu habitat natural, cada um seja o maestro da orquestra, sem desmerecimento a nenhum deles.
    quanto ao policial, seja ele atuante em que esfera seja, municipal, estadual ou federal merce todos meus mais sinceros cumprimentos por serem honestos e justos em seu labor.
    mais como disse no principio de minha intervenção, cada um deve estar em seu grau de atuação, e dentre estes o que não tem, ou ainda não tem uma formação superior na área da justiça é o policial, vendo desta forma é que julgo ser necessário que as academias de formação estendesse ao longo da vida de policial deste bravos servidores públicos uma formação continuada de direito penal, processual e outras áreas afins do direito, para que estes sejam melhores avaliados pela sociedade e melhores remunerados, e que ao discorrerem assuntos do dia a dia de policial, não fiquem com aquela velha forma de falar de militar tão desnecessária, fora do plantão de serviço.
    quanto a corrupção, quanto a corrupção, isso vem de antes da fundação do mundo,
    lembram ? é sim, satanás corrompeu 1/3 dos anjos do céu.então isso não é novo.
    sou 3° anista de Direito e tenho 53 anos de idade, desculpe se por fato culposo ofendi alguém, não foi minha intenção.

    abraço a todos.

    SEBASTIO DAMASCENO

    SEBASTIO DAMASCENO Domingo, 03 de julho de 2016, 19h58min

    Ofendeu nada amigo.Em resumo cada "macaco no seu galho",,Este 1/3 preso ou solto? Se for soltos,esta explicado as diferenças se preso,tem algo errado.Enfim quem está preso desta trindade satânica?

    T

    Tallya Segunda, 11 de julho de 2016, 18h37min

    Gostaria de saber se tem algum tempo específico que pode ficar detido na delegacia, Meu esposo está a 2 semanas na delegacia e eles não me dão notícia alguma, obrigado!