Olá! amigos(a)! Sou estudante de direito do 8.semestre. Penso seriamente em advogar, mas as vezes me vem pensamentos que tentam tirar isso da minha cabeça, que consequentemente me vem na mente os concursos públicos. Acredito que advogar me dá a liberdade de fazer o meu salário e a possibilidade de ser um advogado de sucesso, principalmente na área financeira. Enfim, advogar ainda dá um retorno financeiro satisfatório? Agradeço as respostas antecipadamente!

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 18 de janeiro de 2009, 20h12min

    Advogar antes de tudo é um ato de amor, poucos recebem honorários compativeis com o seu desempenho, portanto, se deseja pecúnia siga outro rumo. O advogado deve estar presente em todos os espaços públicos e privados da sociedade para assegurar a defesa dos direitos do cidadão, a partir da defesa do Estado Democrático de Direito, no sentido de revolucionar a busca da igualdade e da justiça social, cumprir assim o seu dever interminável na transformação social, de forma que, a presença dos colegas neste fórum não é por outros motivos diferentes.

    Adv. Antonio Gomes.

    N

    nete rodrigues Terça, 20 de janeiro de 2009, 15h43min

    DR. Na verdade não é resposta.
    estamos entrando com inventário amigável, daí o advogado quer 6% do valor dos bens o valor venal é 43,000,00 mil , isso é o que estão cobrando, poís além do que temos que pagar a ele, temos que pagar os impostos ao orgão devidos que não sabemos qto é , e ainda temos que pagar pra registrar a forma do inventário que nem sabemos qto é.
    Então o valor que temos é só os honorários do advogado, e como ficamos se os valores ficarem alem do que podemos pagar, como fica o inventário/
    desculpe-me a intromissão neste espaço.

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 20 de janeiro de 2009, 16h40min

    Herdeiros recebem o que sobra da herança deixada pelo de cujus, e se por acaso for a herança negativa, não terão que pagar as dívidas deixadas pelo faleicido.

    Ok.

    Toda pergunta merece uma resposta.

    A

    ANDRÉ LUÍS SOARES ABREU Terça, 20 de janeiro de 2009, 17h00min

    Srs.

    Advogar também significa empreender.

    O perfil do candidato à advocacia segue em estilo o de qualquer profissional liberal que apresenta seus serviços ao mercado de consumo. Entrementes a atividade jurídica não se destine à mercantilização.

    Um dos principais problemas, sendo pragmático, é que a Faculdade nos habilita em Leis e não em marketing, ou administração, atividades afins ao nosso exercício. Como costumo dizer, o advogado deve ser um dos profissionais mais completos.

    Com a devida venia, a resposta do Dr. Antônio Gomes é por demais idílica. Até o serventuário é essencial na administração da justiça, vez que participa do processo. Além do amor que nos carrega para a advocacia, há, com certeza, a perseguição por maiores lucros. Como alhures comentei é atividade empresarial.

    Tem seus investimento (que não são poucos) e merece ter sua projeção de lucro.

    Ao meu sentir, mesmo adorando a advocacia, não a faria sem a possibilidade de lucro, seria, ao contrário, serventuário público, e feliz com eventual limitação.

    Quanto ao INVENTÁRIO suso mencionado, o que tenho a te dizer é que se o advogado é de confiança, e possui qualificação profissional, pegue-o sem exitar. Isso por que em meu escritório cobramos a TABELA DA OAB, o que significa 10% sobre o valor dos bens arrolados.

    Todo trabalho tem um valor agregado. E, por experiência própria: o barato geralmente sai caro demais.

    Aos que querem ingressar na advocacia, encarem como um empreendimento, e verifiquem se tem aptidão empresarial.

    Amplexos

    André Luís Soares Abreu

    [email protected]

    F

    Funcho Terça, 20 de janeiro de 2009, 17h03min

    PARA O MARCONE.

    Grande Antonio....(SAUDAÇÕES)

    Sua resposta à indagação de nosso futuro colega foi perfeita.
    Assim como o prezado acadêmico deve ter absorvido a sábia resposta,
    deve tambem ler um pouco mais sobre o SACERDÓCIO QUE É A ADVOCACIA.
    Poderia receitar ao coleguinha RUI BARBOSA, já que também é baiano.
    Que passe os olhos em COUTURE, CAIO MARIO, CALAMANDREI etc.
    Depois de ler os notáveis, coloque um disco na vitrola (CD no player) e ouça ZECA PAGODINHO - DEIXA A VIDA ME LEVAR..(TENHO DE TUDO NESSA VIDA, GANHO MAIS DO QUE PRECISO).

    venha....junte-se ao time.

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 20 de janeiro de 2009, 17h22min

    É isso ai colega, nas entrelinhas o advogado busca e envia.......

    Aquele abraço.

    J

    JB Sexta, 23 de janeiro de 2009, 23h34min

    A ANDRÉ LUÍS SOARES ABREU | Porto Alegre/RS
    Aos Demais participantes

    Notei os sábios pensamentos dos ilustres Advogados militantes. Todos eles possuem palavras, que no afã de uma resposta prática, traça os objetivos que todos queremos conquistar.

    Em síntese maior, o lucro é o que se espera nesta profissão tão desgastante e proveitosa.

    O Dr. ANDRÉ LUÍS SOARES ABREU disse esta grande frase: "Ao meu sentir, mesmo adorando a advocacia, não a faria sem a possibilidade de lucro, seria, ao contrário, serventuário público, e feliz com eventual limitação." (Fórum JUS)

    Realmente, é de ressaltar que devo acompanhá-lo no pensamento escrito. A advocacia é a profissão que não possui a limitação de um valor "X" por ano, pode ser abaixo ou acima do valor "X" esperado.

    C

    Carlos Morais Affonso Júnior Sexta, 23 de janeiro de 2009, 23h39min

    Para advogados competentes nunca falta serviço e com bom senso se administra um escritório.