Faz uns 10 anos que estamos com um vazamento de um cano central do nosso bloco no teto do banheiro e na cozinha, em 2002 consertaram, reformei meu apartamento e ficou tudo bonito, + faz 3 anos que voltou a molhar toda sanca do banheiro e fez um furo na sanca da cozinha, ja conversamos varias vezes com a sindica que ate agora nada fez, tambem tem uma cazinha do lado da cozinha que e de onde fica as caixas de energia que vai para todos apartamento, esta cazinha esta com racaduras enormes se esta cazinha cair podera levar minha cozinha junto, eu gostaria de saber qual orgão devo recorrer, quem paga por isso o condominio ou a construtora, o predio ja tem 11 anos, inclusive a umidade esta causando danos a saude de meus filhos e esposo por causa de bronquite alergica, por favor me ajudem ja nem sei o que fazer, nem vender eu consigo pq ninguem vai querer comprar um abacaxi deste tamanho. No inicio de tudo isso eu fiz um documento constando as não conformidade no meu apartamento e enviei para conStrutora e condominio, eu tenho copias desses documentos guardados. desde ja muito obrigado.

Respostas

    M

    Marcelo Palhares Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 11h12min

    Caro Marcos,

    Foi feito vistoria? Pois não existe certidão para declarar defeitos ocultos, é uma questão de uso, atente que provar que a pessoa tem ciência do problema, é uma questão de demanda dispendiosa e consumidora de tempo.

    O ideal é entrar com em caráter de máxima urgência como Tutela Antecipatória em Obrigação de Fazer, face a gravidade do problema.

    Não esquecer de registrar não só com testemunhas, mas também fotos e laudos, conforme orientado anteriormente.

    Um abraço.

    M

    Marcelo Palhares Sexta, 27 de fevereiro de 2009, 11h17min

    Prezada Emília,

    Condicionar o pagamento do condomínio por sua mera vontade não tem eficácia, pode ajuizar uma Ação Consignatória para pagamento em juízo.

    Quanto ao reparo, já vi casos de imóveis em último andar que o ideal seria manta asfásltica, funciona como um selante para que a água não penetre mais no chão, além de calhas condutoras da água que pode estar se empossando.

    Não é minha área, mas já vi casos assim.

    Tente levar está idéia à síndica.

    Um abraço.

    M

    Marcelo Rocha_1 Sábado, 14 de março de 2009, 10h40min

    Tive um vazamento no meu banheiro, que reparei. Infelizmente a muinha vizinha do andar de baixo foi atingida. Estive na casa da mesma e verifiquei que seu papel de parede havia se descolado e estava com algumas partes rasgadas no corredor e no quarto. Na parede não há manchas de vazamento, mas me prontifiquei a pagar. Entretanto, a minha vizinha exige que eu pinte todo o corredor e todo o quarto. Já tentei negociar uma divisão dos gastos, já que ela quer pintar tudo. Gostaria de saber, se sou obrigado a pintar todos os cômodos afetados ou somente reparar o que foi danificado? Desde já grato.

    M

    Marcelo Palhares Sábado, 14 de março de 2009, 15h05min

    Caro xará,

    No caso de avocação de responsabilidade objetiva, e é o que se apresenta, deverá repor a coisa ao estado em que se encontrava, se antes do vazamento estava tudo pintado e sem desgaste, terá que fazê-lo.

    A sua resposta está na própria pergunta, se afetou cômodos, os mesmos não podem ficar sem o devido reparo, no que concerne ao reparo do vazamento.

    Entendo que a pintura é devida bem como a reposição ao estado original do que fora danificado.

    Um abraço.

    E

    Eric Dantas Segunda, 16 de março de 2009, 23h13min

    Olá,

    tenho um problema que vem perdurando a algum tempo em meu apartamento. Está ocorrendo que no andar de cima está vindo um vazamento e infiltração que está danificando a estética e a estrutura do meu imóvel. Tais vazamentos ocorrem na área de serviço, sacada e banheiro. O que proceder se já fui atras de resolver com a proprietária do apartemendo de cima e a mesma se recusou a resolver alegando ser decorrente de deterioração da estrutura do edifício?

    Já me disseram pra enviar uma Notificação extrajudicial para a proprietária do apartamento acima e esperar ela resolver. Caso não resolva, devo ir a delegacia e abri um TCO? Melhor entrar direto no Juizado Especial?

    enfim, gostaria de saber como proceder neste caso. Apesar de ser estudante de direito ainda não estudei nada sobre esse tipo de coisa.

    Abraço

    M

    Marcelo Palhares Terça, 17 de março de 2009, 11h10min

    Caro Eric,

    A notificação, ora citada, servirá de grande valia para instrumentalizar o processo, mas laudos seguidos de orçamentos também são importantes, para quantificar o valor que irá atribuir à causa.

    Após as provas já referidas, e dependendo do valor, é elaborar uma Obrigação de Fazer c/c Indenizatória em sede de Juizado Especial Cível.

    Espero ter colaborado, e saudações nordestinas.

    J

    João carlos_1 Sábado, 21 de março de 2009, 12h10min

    Ola gostaria de saber no predio onde moro, um inquilino deixou de pagar o condominio a tres meses alegando que a chuva molhou o apartamento dele todo e que isto estava com vazamento a quatro anos so agora que ele avisou para o resto dos moradores e este inquilino quer cobrar os moveis alegando que estragou, ou seja para molhar os moveis todo teria que não ter laje, porque se tivesse falado a mais tempo com certeza o condominio consertaria o telhado, eu aho que usou de má fé so falando agora que esta com vazamento para querer ganhar moveis novos ou sair sem ter que reformar o ap. Me ajudem por favor! isto é certo

    M

    Marcelo Palhares Domingo, 22 de março de 2009, 10h36min

    Olá João Carlos,

    Começarei pela parte final: Certo não é.

    Só que a questão não é tão simples pelo menos para ele, a responsabilidade da mobília não é sua, entretanto se ele não lhe comunicou nada a respeito do vasamento, se não tem testemunhas de que já vinha com este problema, se não tem provas do tipo fotografias de quando entreou e como estão os imóveis no momento final fazendo um link com estas supostas infiltrações, e ainda não existem laudos comprovando de quem é a responsabilidade, se do condomínio ou do proprietário da unidade, entendo que na verdade ele é um inadimplente, e como deve tal deve ser processado.

    Caso não o faça o sr. será responsável por esta inadimplência condominial.

    Se ele quer móveis novos, deve entrar em Juízo alegando tais circunstâncias e provas, pois certamente o ônus caberá a ele.

    Ainda que comprovasse a responsabilidade do condomínio, o certo seria ele depositar em juízo, e discutir os estragos que foram cometidos por quem de direito, e não por mera deliberalidade deixar de pagar.

    Um grande abraço.

    S

    SONYYYYYY Sexta, 27 de março de 2009, 17h06min

    amigo , esou com o mesmo problema, comprei um ap. no qual é abaixo do ap de cobertura, quando chove minha casa fica cheia de goteiras. converssei com o conominio que diz que é responsabilidade do proprietario o ap de acobertura confome coi]digo civil 1344(verifique).e o dono vo iz ser o condominio, entao como ja estava de saco cheio e enpurra enpurra. fui ao pequenas causas com fotos e tdo mais, é um saco pois cheguei la 3 da manha e fui atenida as 4 da tarde pois só se atende 5 pessoas e é por senha ,mas valeu apena esperar. enfim a sra juiza esignou ou perito no qual verificou que ha problemas tanto de conominio como de responsabilidade do proprietario do ap de cobertura. enfim nao recebi o laudo ainda mas pelo que parece os dois terao de consertar e ainda me ressarcir dos danos. Va la vale a pena. Obs. o dono do ap e cobertura mexeu no encanamento do predio, instalando pias e tanques. acreditando assim haver rupturas e canos.

    S

    SONYYYYYY Sexta, 27 de março de 2009, 17h09min

    se o seu ap é financiado verifique se ha cobertura. se nao va ao pequenas causa que eles resolvem com certeza.

    S

    SONYYYYYY Sexta, 03 de abril de 2009, 4h30min

    Ola responderei como aconteceu comigo. Tive um vazamento no meu ap quarto sala corredor, e cozinha . chamei o condominio que disse que era responsabilidade do proprietario acima. o proprietario acima disse ser do condominio enfim fui ao juizado de pequenas causas . a juiza denominou um perito apos analises fora visto que o proprietario acima mexeu no encanamentos e trincou e por isso devera me ressarcir dos anos ressarcir o condominio ja que vazou pra fora o predio tambem e teve que pagar tambem o perito de esteve fazendo a pericia enfim apro 20 mil reais do danos causados . vale a pena ir atras do juizado eles resolvem demora mas resolve.leve tudo fotos com data 3 orçamentos de corserto do seu imovel copia da escritura rg cpf , nao mexa em nada deixe como esta para uma possivel pericia e boa sorte.

    S

    SONYYYYYY Sexta, 03 de abril de 2009, 4h34min

    Ola responderei como aconteceu comigo. Tive um vazamento no meu ap quarto sala corredor, e cozinha . chamei o condominio que disse que era responsabilidade do proprietario acima. o proprietario acima disse ser do condominio enfim fui ao juizado de pequenas causas . a juiza denominou um perito apos analises fora visto que o proprietario acima mexeu no encanamentos e trincou e por isso devera me ressarcir dos anos ressarcir o condominio ja que vazou pra fora o predio tambem e teve que pagar tambem o perito de esteve fazendo a pericia enfim apro 20 mil reais do danos causados . vale a pena ir atras do juizado eles resolvem demora mas resolve.leve tudo fotos com data 3 orçamentos de corserto do seu imovel copia da escritura rg cpf , nao mexa em nada deixe como esta para uma possivel pericia e boa sorte. no seu caso como nao ha morador em cima o problema é de condominio . mas nao deixe de pagar seu condominio

    S

    Soraia Pinheiro Quarta, 06 de maio de 2009, 20h43min

    Estou com um vazamento no banheiro e não sei mais o que fazer... Ja comuniquei ao vizinho e nada ele fez, já entrei em contato com a administradora do condominio e boa vontade não lhe faltou em resolver o problema, só que mais uma vez nada foi resolvido. O vazamento ja acabou com a parede da cozinha e terei que retirar o armário da parede para não perder o mesmo. Tentei resolver pelo meu apartamento mais não tive êxito pois o problema esta no banheiro deles, a administradora disse que eles teriam que remover o piso , colocar um selante e depois colocá-lo novamente. O que devo fazer?

    M

    Marcelo Palhares Quinta, 07 de maio de 2009, 2h35min

    Prezada Soraia,

    Procure profissionais desta área e junte alguns laudos, indicando de onde vem o problema, após intente uma Ação de Obigação de Fazer.

    Espero ter colaborado e um abraço.

    I

    ILMA Quarta, 27 de maio de 2009, 11h50min

    Estou administrando um edificio comercial com mais de 540 salas, um predio inclusive muito antigo , pois já existe há 40 anos e passou muito tempo com um síndico que não dava manutenção nenhuma no predio, no momento existe vários vazamentos. Gostaria de saber se um vazamento no interior de um imóvel que deteriore o imovel do andar de baixo é de responsabilidade do condômino ou do condomínio?

    J

    Junior57 Quarta, 27 de maio de 2009, 14h46min

    Depende da origem do vazamento. Se originado das instalações hidráulicas internas da sala, a responsabilidade é do proprietário, que deve, além de corrigir o problema, também reparar os danos causados na sala de seu vizinho. Se originado das instalações de uso comum (chamadas colunas e/ou prumadas) a responsabilidade é coletiva, ou seja, do Condomínio. Vê-se, pois, que cada caso é um caso, e dependerá do que venha a se apurar na abertura da parede/piso.

    E

    erivania Quarta, 27 de maio de 2009, 21h50min

    olá!!
    moro em um apartamento que fica em primeiro andar.mas a um ano ele estar com vazamento,e vem desde o terçeiro andar,ja comuniquei com o responsavel mas ele nao faz nada ja liquei duas vezes a imobiliaria e ele fala que na proxima semana vem tomar a providencia mas nada de vim.
    o meu corredor o banheiro eo quarto estarm humido estou com medo das paredes
    cair e tenho medo de morrer,pago muito caro por o aluquel e condominio estou desesperada e nao sei o que fazer.vc acha que eu devo processar a imobiliaria, a minha filha estar com uma alergia grande pq as paredes estam caindo e ja estar cheia de fundos me jude por favor!! a onde eu vou

    C

    Cássia_1 Sexta, 29 de maio de 2009, 15h18min

    Comprei meu apartamento há 1 ano e meio e após alguns meses apareceram sobre minha vaga da garagem algumas goteiras. Comunicamos o síndico que indicou ser responsabilidade da construtora uma vez q o predio ainda estava dentro do período de cinco anos de garantia. A construtora por alguma vezes mandou funcionarios q apenas cobriam uma goteira aquí e outra alí e logo apareceram mais e em outros lugares. A goteira danificou a tinta do meu automóvel, e então passamos a procurar outras vagas com outros moradores. O condominio pagou um laudo do engenheiro p averiguar alguns problemas estruturais do predio incluindo tb este vazamento da piscina e como solução o engenheiro descreveu que deveria refazer toda a manta da piscina. O condomínio entende q deve cobrar tal resolução da construtora, mas já se passaram meses e nada foi feito. Estamos sem nossa vaga e numa situação chatíssima correndo atras de um e outro morador q possa nos emprestar temporariamente uma vaga. Procuramos a síndica (nova) p pedir um posicionamento e que o condomínio pudesse se responsabilizar por nos ceder uma vaga até que a nossa possa ser utilizada, mas ouvimos q a responsabilidade é nossa de correr atras da construtora e entra na justiça p resolver. Eu posso fazer uma notificação extra-judicial contra o condomínio? Ou deveria ser contra a construtora?

    E

    Elisângela Silva Domingo, 31 de maio de 2009, 23h18min

    Meu apartamento térreo está com vazamento que esta atingindo a área( inclusive ´meu pai tentando consertar quebrou o gesso para ver onde ficava o vazamento) e a paredde da sala. Na sala está uma grande roda molhada, esta horrível! Chamei o proprietário do apartamento de cima e ele fez de conta que nada esta acontecendo. Chamei o zelador e o mesmo me falou que não é responsabilidade do condomíno. chamei o síndico e o mesmo confirmou o que disse o zelador. Acionei então o seguro residencial que possuo na esperança deles resolverem o problema; enviaram um encanador e o mesmo me forneceu um laudo dizendo que o vazamento é do apartamento de cima e por isso não pode fazer nada. O encanador me orientou a procurar o juizado de pequenas causas ou a defesa civil.
    Quero saber o que devo realmente fazer e se o condomínio também é responsável ou apenas o vizinho de cima.
    Quero por favor que me orientem com detalhes como devo proceder.
    Obrigada.

    M

    Marisa Segunda, 01 de junho de 2009, 19h54min

    Oi Elisangela

    Em sendo vazamento no encanamento horizontal, o condominio não é responsável. O correto é você buscar seus direitos na justiça. Notifique via cartório ao proprietario de cima, dê um prazo razoável e va para a justiça Ele deve pagar tudo o que foi estragado no seu apartamento.

    Boa sorte