INAPTIDAO POR DENTES TORTOS- posso entrar com MANDADO DE SEGURANÇA

Há 17 anos ·
Link

EU SOU candidato do concurso da PM DE SAO PAULO e temo de ser reprovado POR TER DENTES tortos mas porem ja faço uso de aparelho fixo e faço tratamento um bom tempo seu for reprovado eu posso emtrar com mandato de segurança, e considerado incostitucional essa exigencia do edital ou nao SE ALGUEM PODER ME AJUDAR

OBRIGADO!!!!

29 Respostas
página 1 de 2
Carlos Morais Affonso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Nunca ouvi falar de reprovação por ter o candidato dentes tortos .
Concurso público não é competição de beleza, até porque as repartições estão cheias de funcionários carecas, barrigudos e não tão abençoados no quesito beleza. Vai com o cabelo bem cortado e procure flar o português corretamente

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

so que edital fala sobre isso e eles sao muito criterioso quanto a isso, mesmo sendo incostitucional

Carlos Morais Affonso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Esse problema nos dentes te atrapalha em algum aspecto? Prejudica a fala ou o seu comportamentp em qualquer aspecto?

A princípio, sugiro a você que impugne o EDITAL para ter exata idéia das razões que motivaram os selecionadores a falarem sobre os dentes.

edmar franco
Há 17 anos ·
Link

Caracas. Carlos Morais, acredito que você possua conteúdo e saber jurídico, mas, peca; quando ministra orientações como essa aí de cima..."Vai com o cabelo bem cortado e procure flar o português corretamente ..." tsc ,tsc,tsc... Tá de brincadeira com o problema do rapaz ? seja mais profissional por favor! Se você não sabe, as organizações militares primam SIM pela aparência ,e, REPROVAM se o candidato fôr dentuço, ou , tiver a arcada dentária incompleta em até tantos molares e etc... Conheço pessoalmente caso de candidato que foi reprovado por causa dos dentes.

Segue uma matéria do G1

Promotor vai denunciar Guarda e pedir anulação de cláusula que exige 20 dentes. Em outras instituições há restrição em relação a acne e infecção urinária.

Não são só os candidatos a uma vaga na Guarda Municipal do Rio que precisam estar com o sorriso em dia.

A exigência de 20 dentes no edital da Guarda é apenas mais uma das curiosidades disponíveis em editais de concursos públicos na área de segurança.

Tatuagens, cicatrizes cirúrgicas, acne, hemorróidas e até fissuras anais podem pôr fim ao sonho de um emprego, desclassificando o candidato.

“Isso é discriminatório, inconstitucional e inconcebível”, reage o promotor Wilson Roberto Prudente, que promete dar entrada no Ministério Público do Trabalho, nesta quinta-feira (20), contra a Guarda Municipal carioca, num pedido de representação pela anulação da cláusula que exige o mínimo de 20 dentes dos candidatos.

Segundo o promotor, como a Guarda é uma empresa privada – Companhia municipal de Vigilância -, a ação é possível. Já os outros órgãos de segurança, explica, se amparam numa lei dos anos 40. “Os exames médicos foram criados com o intuito de tutelar a saúde do candidato. Hoje eles servem para discriminar. É preciso mudar a legislação, que adquiriu uma finalidade contrária ao que se propunha nos anos 40”, explica o promotor.

“Cláusulas como essa violam o princípio constitucional da dignidade humana. Se a pessoa não tem dente, mas luta para trabalhar e manter sua saúde e a saúde de sua família, você não pode condená-la à clandestinidade”, argumenta Prudente.

Cicatrizes e até hemorróidas eliminam candidato

No concurso para a Polícia Militar do Rio, o edital deixa claro que “será considerado reprovado o candidato que apresentar qualquer anomalia congênita ou adquirida, que comprometa a estética e funcionalidade do corpo”. São apontadas doenças como herpes, infecção urinária e até acne. Há intolerância também em relação aos candidatos que tenham tatuagem, cicatriz deformante, fissura anal e hemorróidas, entre outros itens. Não bastassem tantas exigências, a PM também reprova os candidatos que tenham problemas na arcada dentária. Na arcada superior, por exemplo, não é permitida a ausência de qualquer dente que “comprometa a função e a estética”. Também não pode ter menos de oito dentes naturais na arcada inferior.

Em Macaé, no Norte fluminense, quem não tem 20 dentes naturais e quer entrar para a Guarda do município também está em maus lençóis. Número mínimo também cobrado dos candidatos a vigia, que ainda por cima não podem ser portadores de “varizes de membros inferiores”.

O edital pode ser impugnado por representação ao MP (ACP)

Carlos Morais Affonso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Não falei aquilo por mal Edmar, acredito que muitas vezes as pessoas se preocupam demais com a aparência e esquecem de pensar em coisas que não devem falar numa entrevista.

A pessoa tem que ter fé no seu potêncial e nas suas capacidades.

Deparei-me, ano passado, com uma estagiária muito bonita que veio realizar entrevista para vaga de estágio no meu escritório. Qual não foi a surpresa quando a mesma começou a falar girias e expressões que me fizeram desconfiar que a mesma esteve presa há poucos meses em alguma carceragem, posto que em determinado momento sequer compreendia o que ela estava dizendo em resposta às minhas perguntas. Digo a você que no quesito beleza ela ganhou de todas mas foi a primeira desclassificada ao abrir a boca!

Estou torcendo pelo Esequiel e acredito que o aparelho corretivo deve ajudá-lo a superar o obstáculo do dente torto, que logo será um problema eliminado se ele fizer uso de um bom ortodontista.

Um abraço,

Ana Bonadimam
Há 17 anos ·
Link

Ezequiel,

penso, que se vc for feio, caréca, barrigudo, coroa de dentes tortos, cdf, tá ferrado.

Se for bonito, elegante e burro, tá aprovado.

Abçs.

Carlos Morais Affonso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Ana,

Tá certo que os CDF são odiados mas grande parte dos funcionários públicos fala bem e adora livros.

Cultura é fundamental

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

entao eu fiz o exame medico fui apto em tudo mas no dentista ele me eliminaram por conta de ter mordida cruzada e iguinorou que estou em tratamento, e ja faço usso de aparelho de coreçao,

eu tenho chances de ganhar um mandado de seguranca baseado em que estou em tratamento com aparelho fixo, tenho todos dentes sem caries, cuido muito bem deles, sem falar que isso e corretivo e logo resolve,e nao atrapanha na minha funçao

Carlos Morais Affonso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Mordida cruzada até onde sei é um caso mais complicado do que mero "dente torto"

Carlos Morais Affonso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Vc tem condições de contratar um advogado?

Carlos Leite
Há 17 anos ·
Link

Pode ser que o Edital não traga tal previsão, mas, amigos, convenhamos, no íntimo de cada um dos selecionadores existe sim um padrão estético de beleza que certamente irá contra o aspecto de quem tem os dentes tortos, e, como diria alguém que não me recordo: "É mais fácil quebrar um átomo que um preconceito!"

Carlos Morais Affonso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Frase do a. Einstein.....

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

nao eu nao tenho condicoes par caontatar um adv, mas me diz uma coisa uma vez que o juiz determinar a liminar a meu favor depois elequando for julgar tem grande chance dele indeferir, mas carlos morais mordida cruzada nada mas e do que dentes tortos e os meus nao sao tao tortos nao

o proble que que o exame deles dura menos de um minutos e ja reprovam

Marcel
Há 17 anos ·
Link

Estou curiosa com sua história. Diga exatamente o que está no Edital (textualmente mordida cruzada, falta de dentes, etc...) Existe tratamentos que corrigem as anomalias dentárias sim, mas se a pessoa não continuar com os cuidados, elas retornam. Vc já conversou com algum dentista? Vamos pensar na mordida cruzada como uma "doença" e vc com posse destes dados técnicos pode ir atrás de um defensor público.

Ana Bonadimam
Há 17 anos ·
Link

Absurdo, em um País de banguélas...............

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

5.4.4. As Patologias que implicam inaptidão do candidato, constam no ANEXO “E” do presente Edital; 5.4.5. Exame odontológico: ser portador de 20 (vinte) dentes naturais ou artificiais, no mínimo. Nestes 20 (vinte) dentes é obrigatória a existência de caninos (quatro) e dos incisivos superiores e inferiores (oito) restantes, pré-molares ou molares, que devem ter seus correspondentes antagônicos; 5.4.5.1. Poderá ser tolerada a ausência de um ou mais dentes, quando se tratar de anodontia; 5.4.5.2. Quando os dentes forem naturais: deverão ser hígidos ou estarem restaurados com material restaurador definitivo, não ser portador de cáries, periodontopatias, raízes residuais, fístulas ou lesões dos tecidos moles; não ter prognatismo (maxilar ou mandibular); não ter micrognatismo; não ter mordida aberta anterior; não ter mordida profunda; não ter cruzamento dos elementos dentais; não ter disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM); 5.4.5.3. Quando os dentes forem artificiais: se prótese: fixa unitária ou múltipla, deverá ter boa adaptação, não apresentar infiltrações e estar aceitável estética e funcionalmente; total, deverá restabelecer estética e funcionalmente o candidato 6 e apresentar boa retenção e estabilidade; parcial removível, deverá restabelecer estética e funcionalmente o candidato, apresentar boa retenção e estabilidade e estar com sua estrutura metálica e plástica em condições aceitáveis.

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

no meu caso o meu dentista folou que 6 messes eles descruzao hj esta muito avancao o tratamento ortondontico

Carlos Morais Affonso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Ezequiel,

Conversei com amigo e o mesmo disse que a mordida cruzada faz com que dentes que deveriam estar à frente se posicionem atrás de outros. Isso gera desgaste e pode ocasionar problemas diversos e reduz a função dos dentes.

certo: ´..................................... x x x ....................................x

mordida cruzada: .................................... x x x x .......................................x

Em vista do comentário da Dra. Ana Bonadimam fico pensando até que ponto essa exigência não serve para afastar os mais pobres do certame, já que um tratamento ortodontico sai caro e muitas pessoas só o fazem na idade adulta.

Os dentes são um indicio da condição social da pessoa. Muitas vezes um indigente com dentes perfeitos e mãos lisas , sem calos, é considerado como pessoa que possivelmente tem um bom nível social.

Como vc é pobre pode recorrer a uma PROCURADORIA DO ESTADO, faça isso logo, existem prazos curtos a serem observados.

Gostaria de conhecer mais do assunto para ajudá-lo.

Boa sorte!

Carlos Morais Affonso Júnior
Há 17 anos ·
Link

Não esqueça, se não der certo neste mais concursos virão

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

entao carlos morais muito obrigado pela sua atençao, como vc viu segundo o edital eu apresento um unico problema citado, mas porem ja faço tratamento e acho que posivel fazer o juiz enteder isso, mas tem que ser argumentos dentro da lei o que me se faz a nessecidade de um ADV

eu vou entrar com um recurso primeiro mas sem esperança de sucesso, em seguida vou na denfensoria publica, para entrar com mandado de segurança.

VC ACHA QUE SE EU PROVAR que tenho preocupaçao com a saude bucal e que isso e um problema que vai se resolver, enao atrapalha a funçao.

SERA QUE O JUIZ PODE ENTEDER QUE ISSO E UM DIREITO CERTO E LIQUIDO

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos