Réu que reside no exterior - art.51, III, JEC

Há 17 anos ·
Link

Prezados Colegas, gostaria de obter orientação a cerca do fato.

Em processo que atuo, a ré mora na Alemanha, sua mãe recebeu a citação e compareceu em audiência. Lá foi informado a ela que não cabe representação no Juizado, pedi pela revelia. A juiza alegou que revelia só em caoso em que o réu foi "regularmente citado", e a Juíza despachou:

"Considerando que o réu está na Alemanha e a impossibilidade de citá-lo por correio ou por oficial de Justiça, únicos meios admitidos nos Juizados Especiais, julgo EXTINTO o feito, nos termos do artigo 51, inciso III da Lei n. 9.099/95."

Não acho justo algúem ter negócios no País, viver fora, lesar pessoas e ficar por isso mesmo! Gostaria de uma sugestão/orientação.

  • ESTOU A PROCURA DOS ENUNCIADOS DO J.E.C., AINDA NÃO ACHEI NADA SOBRE.

Saudações, Carla

4 Respostas
Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Hum, porque não entra pela Justiça Comum mesmo ???

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Carlos, entrarei na J. Comum e a citarei por edital.

Somente em caráter informativo, para os participantes do fórum: não localizei enunciado em São Paulo que trate da matéria em questão. Vale frisar que enunciados não têm força vinculativa.

Sucesso a todos!

Carlos Eduardo Crespo Aleixo
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Pois, pois !!!

Na verdade, nem sei se teria jeito pelos Juizados, mas o que pensei foi em irmos através do caminho menos complicado !!!

Um abração do Carlos Eduardo e boa sorte !!!

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Prezado Carlos e Colegas,

Em consulta a um colega que é responsável por um dos Juizados em São Pauli, fui informada que a prática é extinguir o processo conforme a Juíza fez no meu caso (que foi mencionado no início desse fórum). Então, nessa situação, postular na J.Comum e solicitar por edital, caso não se tenha endereço do Réu, o que é o meu caso.

Agora, possuir o endereço do réu no exterior não é garantia de celeridade, pois a informação do mesmo colega é que a rogatória seguirá por vários órgãos: Vara = Tribunal de Justiça = STF = Ministério das Relações Exteriores = Consulado = Réu. Com relação a rogatória, peço que confirmem a informação caso se deparem com uma situação dessa, eu nunca tinha tido. Eu fiquei chocada com o caminho "tortuoso" da rogatória.

Abraços, Carla

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos