S

    Sonia Maria De Pin Quarta, 30 de março de 2016, 14h34min

    Meu irmão e eu temos uma casa e terreno em Curitiba, onde moro com a minha mãe. Como ele não mora nesta cidade, não tem mais interesse em ficar com o imóvel e quer fazer uma doação da parte dele a mim. As custas ficarão por minha conta, então gostaria de por onde começar. o que fazer? Obrigada.

    O

    Orlando Oliveira de Souza OAB 138804/RJ Quarta, 30 de março de 2016, 15h29min

    Já foi feito o inventário e a partilha?Se sim, dirijam-se ao tabelião ´para fazer a escritura de doação; se não, tem que ser feito o inventário e no próprio repassa-se por doação ou por renúncia do herdeiro que abre mão de sua cota....Abs.

    Thiago Milanez

    Thiago Milanez Segunda, 24 de outubro de 2016, 12h15min

    Olá, em 2009 meus pais se divorciaram e tinham um terreno que pertencia aos dois... após isso foi feito a doação de 50% referente à parte da minha mãe para meu irmã o e eu. No ano de 2014 veio uma cobrança de que o imposto não foi pago pelo meu irmão. Vendo isso fui na secretaria da Fazenda verificar e é para mim não contava nada... a dívida caduco e mesmo assim executaram.. hj uma dívida de 3000 devo mais de 10000 reais... podem fazer isso?

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Segunda, 24 de outubro de 2016, 13h03min Editado

    Os Fiscos trabalham unidos sob convênios.....então, temos três Fiscos:municipal, estadual e federal.O município cobra ISS, ITBI,IPTU, ALVARÁS etc.;o estado cobra ITCMD, ICMS,DOAÇÃO etc. e a União cobra os impostos federais, como IR, IOF,IPI,CSSL,PIS, COFINS etc..Quando o cidadão declara ao IR tem o Fisco federal que recepcionar as declarações até 30 de abril de cada ano e assim se aparecerem doações ou outros impostos sonegados que são de competências estaduais, lógico que a Receita Federal vai comunicar o fato ao Fisco estadual que tributará o declarante pelo tributo de competência estadual, a não ser que seja isento pela legislação do estado, assim como o fará para os munícios e estes também o farão comunicando à União se descobrirem impostos sonegados da área federal e assim funciona a máquina de fazer impostos, cuja arrecadação são somadas das três Fazendas Públicas, porém o investimento em saúde, saneamento básico, transporte, segurança ficam a desejar, inclusive a arrecadação maior do IR recai sobre a classe de baixa renda trabalhadora que ganha atualmente acima de 1.903,98 e como esse universo é grande de pessoas mais pobres que trabalham(como autônomos ou empregados) bate o recorde de arrecadação(IR) em relação à minoria rica que paga bem menos esse imposto sobre a renda NO CONTEXTO GERAL.Não ha também no Brasil justiça fiscal, como até hoje ainda não foi instituído o imposto sobre grandes fortunas, previsto na CONSTITUIÇÃO.....Sob censura a minha postagem e aceito críticas!!!!([email protected]).