Direito a aposentadoria e/ou benefício
Minha espôsa contribui para o INSS à três anos quando ela começou a trabalhar por conta própria, de uma ano para cá ela deixou de trabalhar por causa da doença da mãe que sofre de mal de alzheimer num estágio bem avançado, hoje vivemos com dificuldade, pois a mãe vive internada e temos que pagar alguém para ficar com ela de dia, e revezarmos a noite, com isso ela não recebe nada e está fazendo muita falta, ela teria direito a algúm benefício?
EU sou casado, mas estou vivendo separado da minha mulher mais que 15 anos e tenho uma filha de 55 anos, solteira, sem dependentes. Quem tem direito da pensão, quando eu morrer ? Ou pode ser dividido em 50/50% ??
karoly e-mail; [email protected]
PERGUNTA Karoly Rozsa
EU sou casado, mas estou vivendo separado da minha mulher mais que 15 anos e tenho uma filha de 55 anos, solteira, sem dependentes. Quem tem direito da pensão, quando eu morrer ? Ou pode ser dividido em 50/50% ??
RESPOSTA
Se a separação é apenas de fato e ela tem como comprovar que é esposa, em se tratando de RGPS, ela terá direito à pensão por morte sozinha. A filha de 55 anos não tem direito ao benefício, uma vez que filhos têm direito assegurado até os 21 anos, salvo em caso de invalidez.
Boa tarde Selmar eu levei para Curitiba a ressonancia, e o Especialista me encaminhou novamente para O INSS pedindo o meu afastamento do trabalho definitivamente, fazer uma segunda cirurgia por enquanto esta descartada, e o outro Cirurgião que tambem consultei para ter uma segunda analise, tbem pediu o meu afastamento do trabalho,pois alem do parafuso quebrado tem mais Hernia, e deslocamento de vertebra. E ainda me deixou preocupado, quando minha esposa que me acompanhava na consulta perguntou o que poderia acontecer num futuro proximo se eu não me cuidar, diz ele que provavelmente irei precisar de cadeira de rodas, e tbem descartou fazer uma cirurgia agora,só em ultimo caso pois não é aconselhavel mexer onde já foi operado. Estou em casa sem poder trabalhar, o M´dico do trabalho não me liberou para voltar, e sem o auxilio do INSS. Ja´encaminhei para um Advogado Previdenciário. DOU UM BOI PARA NÃO ENTRAR,MAS DEPOIS DOU UMA BOIADA PARA NÃO SAIR. Um abraço
Bom dia valter. Eu sei o que você esta passando, pois antes de minha cirurgia em 2001, não podia nem brincar com minha filha que na época tinha apenas 6 meses de idade, pois havia o risco de eu "PULAR COM ELA", e a vertebra deslocar mais rompendo a medula, e eu indo parar em uma cadeira de rodas; Graças a Deus minha cirurgia foi bem sucedida, porém o cuidado é constante, hoje minha filha tem 10 anos, e ainda sou limitado à algumas brincadeiras Quanto ao INSS, agora que você constituiu um bom ADVOGADO (acredito eu), o juiz fará justiça, que é o que o cargo que ocupa lhe permite, JUSTIÇA:"Conformidade com o direito; a virtude de dar a cada um aquilo que é seu. não sei se pode ser colocado aqui, e-mail , mas se não for editado, o meu é [email protected], pois gostaria de poder te passar o apoio que puder, Abraços e fique com Deus.
Eu trabalho como "auxiliar de enfermagem veterinária" desde 1980, executo várias funções nesta área, como auxilio em cirúrgicas, realizo aplicações de injeções por todas as vias (subcutâneas, intravenosa, intramuscular, coleta de sangue para transfusão, etc.). Faço curativos, administração de medicamentos via oral, auxilio na sala de RAIO X, faço banho e tosa terapêuticos, banhos carrapaticidas e sarnecidas e entre outros. Em minha profissão é adotado um método rígido de esforço físico, pois é necessário pegar animais pesados (em média de 40,60,80 Kg) para colocar em cima da mesa consultas ou cirurgias, é claro que nesta tarefa recebo ajuda, porém a parte mais pesada fica por minha conta, além disso trabalho com doenças infecto contagiosas como: Hepatite (todos os tipos), Leptospirose, Leishmaniose, a raiva que por sua vez é considerada a mais perigosa. Apesar de trabalhar com equipamento de segurança, de vez enquando levo mordidas, é aí que entra o íten da integridade física? Trabalho também com produtos químicos, como éter, formol, iodo e outros. Completo 53 anos em 2010 contribuo desde 1980, gostaria de saber se perco a porcentagem do meu salário de aposentado se eu me aposentar antes dos 53 anos.
Espero a resposta em breve! Abraços a todos!
Meu pai trabalhou por dez anos pilotando uma motocicleta. tratou de espondilolistese L5/S1. Fez acompanhamento desta patologia no ano de 2000. Ocasião em que veio com dores lombares intensas com dificuldade de deambulação, fez uso de cintas lombares por meses além de fisioterapias específicas. Referindo ser operado desta patologia lombar em 2006. M43.1
Queremos saber se isso foi causado pelo trabalho? Pois ocorreu dele sentir dores intensas na coluna e costas de chegar a travar as pernas enquanto trabalhava. desde já muito obrigada!
boa tarde, lisangela eu entrei neste forum, inicialmente pra responder a um amigo, sobre este problema de espondilolistese, pois eu fiz uma cirurgia na L5-S1, porém estou com dois processos, um contra o INSS, e outro contra a empresa a qual trabalhava, e para isso, meus advogados, pediram que eu fizesse um laudo com uma médica do trabalho, que a 5 anos atras me custou R$1.000,00, porém é um documento muito importante, é uma médica atestando se a lesão é relacionada ao trabalho, mas pela profissão que seu pai exercia com certeza tem relação; Procure uma médica do trabalho, e confirme isso. Abraços.
odilom | nova iguaçu/RJ 16/02/2009 10:15
bom dia sr Eldo Trabalhei com carteira assinada até o ano de 1995, um total de 13 anos de contribuiçâo em media de 4 salarios. Fui demetido e até hoje nâo trbalhei mais de carteira assinada e tambem nâo contribui. Quero voltar a pagar para me aposentar por idade com 4 salarios. Como faço? Resp: Inscreva-se como segurado facultativo da previdencia social.
Oi tdo bom.. Entao meu pai faleceu a 5 anos e ele era aposentado pelo INSS, achei um cartao que me consta como beneficiaria dele, gostaria de saber se tenho direito a receber essa aposentadoria tenho 32 anos e tenho depressao desde criança com o falecimento do meu pai a situaçao veio a piorar... No cartao que tem aqui diz que sou beneficiaria dele mais tinha a seguinte data no cartao do INPS valido ate 28 de Fevereiro de 1981... Grata