Viuva benefiária tem direito a pensão por morte?

Há 17 anos ·
Link

Uma viuva de 72 anos que já recebe um beneficio assitencial (não contribuinte) tem direito a receber a pensao por morte sendo que seu esposo era aposentado pelo INSS por tempo de contribuição?? Ele faleceu aos 75 anos. Foi procurado um posto do INSS mas informaram que ela só terá direito se DEVOLVER tudo que já recebeu de seu beneficio assistencial.

7 Respostas
eldo luis andrade
Há 17 anos ·
Link

Realmente em o esposo recebendo aposentadoria ela não poderia continuar recebendo benefício assistencial. Ocorre que a pensão por morte é direito dela pela morte do esposo. E não há nada na lei que condicione o recebimento da pensão por morte ao pagamento de benefício indevido. Se for o caso o INSS deve pagar a pensão e descontar do valor da pensão os pagamentos feitos indevidamente. Então, a negativa do INSS após provado o direito a pensão pode redundar em mandado de segurança para começar a receber o valor da pensão. Depois o INSS pode tentar cobrar os valores devidos. E se ela receber a pensão por morte, deve cessar o benefício assistencial.

Ferrúcio José Bíscaro
Há 17 anos ·
Link

Eldo, boa noite... Admiro muito seu trabalho dando informações claras e corretas aos segurados tão desinformados desse país. Na televisão, dá ibope mulheres nuas muito mais que qualquer informação... Mas, aqui estgamos nós, 01:44 da madrugada, num sábado de carnaval tentando orientar aqueles que precisam. Quanto a restituir os valores recebidos no benefício asssitencia, como regra o INSS está proibido de fazer estes descontos. A única coisa que o INSS faz, é pedir que ela declare com qual benefício pretende ficar. Lógicamente será a pensão por morte... Parabéns para você... Vamos continuar trocar informações... Abraços

eldo luis andrade
Há 17 anos ·
Link

Petrúcio, o art. 115 da lei 8213 de 24/7/1991 tem a permissão legal para o INSS fazer desconto no benefício pago em caso de dívida para com ele. Vide art. 115, inciso II da lei. O caso me parece ser de pagamento de benefício além do devido. E em caso de boa fé do beneficiário o desconto deveria ser em parcelas de no máximo 30% do valor do benefício até quitação final. E do total do benefício até quitação final em caso de má-fé. Verdade que na Justiça a tendencia é ser sustado o benefício por ser verba alimentar. Mas em princípio há permissão legal para o INSS fazer tal. E não proibição. Somente ação judicial em que sejam ponderados princípios de direito quanto à sobrevivência e dignidade da pessoa humana é que o permissivo legal pode ser obstado. Também há casos e casos. Não sei como seria no caso de o falecido marido ter deixado pensão igual ao teto do INSS. Ou servidor público com aposentadoria (e pensão) muito superior ao teto do INSS. Neste caso a sobrevivência da pessoa não seria tão ameaçada. E a má-fé parece mais evidente. E seria justificável o desconto. Mas na prática a pensão também é de salário mínimo na maioria dos casos. E o desconto aparenta ser um atentado a sobrevivência com um mínimo de dignidade da pessoa. Então, em princípio pode ser feito o desconto. Ainda que contestável judicialmente. O que é ilegal sob todos os aspectos é condicionar o pagamento de um benefício ao pagamento de dívidas para com o INSS. Isto a meu ver. Pode ter quem entenda que não havendo permissão legal, mesmo assim pode-se tirar de princípios do ordenamento jurídico a permissão para negar o pagamento. Mas não é como penso.

Francisco Carlos de Lima
Há 17 anos ·
Link

Caro colega, minha mãe conviveu há 26 anos com um aposentado do INSS, morando no mesmo teto, com uma convivencia normal de casal, eles não eram casados, há 2 anos ele faleceu, por isso ela como companheira tem algum direto a receber a pensão do mesmo.

eldo luis andrade
Há 17 anos ·
Link

Sim. Desde que prove a união estável com o falecido. E com provas documentais. O INSS não aceita prova exclusivamente testemunhal.

carlos roberto tenorio cavalcanti
Há 17 anos ·
Link

qual o prazo e andamento para sair o pagamento da pensão em caso de morte

Francisco Carlos de Lima
Há 17 anos ·
Link

Prezado(s) senhore(s), Gostaria de uma informação: Para fazer Revisional de Financiamento de Veículo, é preciso está em dias com as parcelas!

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos