Estive em uma aldeia indígena no Mato Grosso do Sul, e tive contato com uma criança sem pai e cuja mãe tem histórico de abuso de alcool e não demonstra interesse em cuidar da criança. Um parente próximo está com a guarda mas esta disposta conceder a guarda/adoção para outra família. Como devo proceder? Por se tratar de uma criança indígena o processo de adoção é diferente? Já li alguma coisa que a FUNAI não é favorável a este tipo de adoção por tirar a criança da cultura... mas é tanta miséria neste lugar, muitas crianças abandonadas. A aldeia é bem próxima a cidade e os indios sofrem muito preconceito. O destino das meninas é engravidar muito cedo, parar os estudos e viver em situação de miséria. São muitos indios dentro de um espaço muito pequeno...não tem onde caçar ou plantar. Estou disposta a arcar com as custas de um advogado que possa me instruir melhor e quem sabe encaminhar o processo. Obrigada pela atenção, Ana.

Respostas

    S

    shirlei dos passos cabral Terça, 03 de março de 2009, 20h57min

    Aqui em santa catarina tem um advogado que entende sobre adoções, principalmente de crianças indiginas, escreva para ele.

    [email protected]

    Eu particularmente sou mestiça índia, meus bisavós do lado de meu pai eram índios, também sou amiga dos índios que tem uma aldeia na divisa de sta Catarina com Rio Grande do Sul, eles vem aqui vender balaios, então eu sempre os convido para almoçar em minha casa nos domingos, também já fui convidada por eles para eu ir visiatar a aldeia, sobre o advogado tenho certeza que ele poderá te ajudar!