Amigos que fizeram 2a. fase (OAB2008/3) em Constitucional. Sou da área de saúde, recém-graduado em Direito, sem ter feito prática em escritórios de advocacia (sem ter sido estagiário). Isto considerado, sem ter prática vivencial (dia-a-dia) em processo penal, civil e trabalho, pergunto: fazer a prova de 2a. fase em Constitucional seria mais adequado para alguém com meu perfil ? Se sim, qual a melhor estratégia de estudos a escolher ?

Gostaria de comentários de pessoas que fizeram a 2a. fase em Constitucional. Interessante que são sempre poucos os interessados na área. Interessante também que os professores de curso preparatórios para o exame de Ordem dizem que a aprovação costuma ser 100% (ou muito próximo). Vocês com a palavra. Gostaria de ouví-los. Atenciosamente, Gerson

Respostas

    G

    gustavo_1 Sexta, 06 de março de 2009, 9h38min

    Preza do Gérson
    Realmente poucas pessoas escolhem Direito Constitucional como opção para a segunda fase da OAB, e acredito que seja superior apenas em empresarial.
    Acredito que nesse exame de ordem umas 250 pessoas tenham optado por essa matéria em todo o Brasil.
    A matéria não é fácil, e o grau de aprovação na mesma deve-se muito ao perfil do bacharel que faz essa prova, que muitas vezes é formado em universidade pública e é concurseiro.
    Somente quem gosta desse ramo do direito é concurseiro, pois ninguém ganha a vida advogando como advogado constitucionalista.
    As peças não são poucas, podem cair mais de 20 para se ter uma noção, tanto que nos últimos 6 exames não foi copiada a peça anterior, como ocorreu em diversas outras matérias.
    A matéria mais fácil para a segunda fase é a que você sabe mais, a que você tem maior afinidade. Pode até ser empresarial, se você tiver afinidade com ela.
    90% dos Bacharéis optam por Trabalho, penal e civil, para se ter uma noção. As outras ficam com apensa 10% dos bacharéis.
    Eu em particular refleti muito antes de escolher Constitucional, pois eu peguei várias provas anteriores, estudei elas, analisei e escolhi por essa pois estava em dúvida.
    Também depednde muito do fator sorte de pegar uma banca que elabore bem a questão. Nesse último exame a peça foi coerente mas as perguntas nem tanto. Para se ter uma noção, em Dieito Aadministrativo, que era uma prova simples, nos últimos dois exames ficou uma prova praticamente impossível de se fazer.
    E é isso, assim como eu vejo a segunda fase do exame da ordem em Constitucional.