Realmente, não vejo necessidade de exame da ordem,visto que muitos colegas com exame de ordem, com dúvidas em processos pedem ajudas a outros antes de se manistarem nos autos ou procuram até mesmo na internet um suporte legal. Sou do parecer que somos responsavéis pelos nossos deveres e temos de aprimorar nossos conhecimentos, mesmo por que leis novas são produzidas todos os dias, devemos sempre estarmos estudando com muito afinco.

Respostas

    R

    Ricardo Freitas Sexta, 06 de março de 2009, 14h52min

    Sebastião, se como Exame é assim, imagina como será sem o Exame, sou Estudante de Direito, vou ter que enfrentar o Exame da Ordem, e sou totalmente a favor desse exame, não só para Advogados, mas para outras profissões também.

    R

    Rogerio Henrique 157171/RJ Sábado, 07 de março de 2009, 3h25min

    Acompanho o pensamento de Ricardo.... também sou a favor desse exame, que aliás deveria ser estendido a todos os cursos...

    Por ex.: Soube (não tenho certeza, apenas vi uma notícia na TV, salvo engano na Globo) que na medicina existe um exame, mas se a pessoa for reprovada, ainda assim vira médico... Agora pára pra pensar... quantas vezes fomos atendidos por médicos quase zeraram o provão de medicina???

    De quaquer maneira, isso tá pra mudar... o Senador Marcello Crivella propôs um Projeto de Lei a fim de tornar o exame obrigatório para todos os cursos superiores....

    Acho importante isso... muitos países adotam esse sistema, inclusive os EUA, porque aqui deveria ser diferente, se adotamos o capitalismo, a república, a democracia, etc???

    Ora, a estrutura do Estado brasileiro leva à necesidade desse sistema de habilitação para profissão... quisera eu que fossemos comunistas e pudéssemos, de fato, exercer uma profissão apenas com o "canudo em baixo do braço".... mas a realidade é outra!!!

    Pra mim a única inconstitucionalidade é a obrigação do exame apenas para os bacharéis de direito, isto porque fere o princípio da isonomia... não somos mais burros que um médico, nem estudamos menos que um engenheiro... então acho que o Crivella arranjou uma boa solução!!!