O Brasil realizou as maiores eleições informatizadas do mundo. O voto é o momento supremo em que o eleitor exerce sua soberania. Todavia, vejo um contrasenso: os eleitores que no dia das eleições estão fora de seu municipio eleitoral, não podem votar; no máximo, justificar sua ausência. Nos EUA uma diferença de menos de 20 mil votos mudou a História da humanidade (resultado das eleições norte-americanas). No Brasil, segundo dados do TSE, 5,8 milhões de eleitores justificaram o voto (sua ausência) nas últimas eleições. São eleitores conscientes, que votariam, se lhes fosse oferecido condições para isso. O debate que proponho sobre o assunto gira nesse sentido. O que você acha do TSE disponibilizar os meios para que os eleitores em trânsito possam votar nos candidatos de seu estado/municipio, e sempre no candidato à Presidência do Brasil (que é uma campanha de âmbito nacional)?

Respostas

    ?

    Patrícia Segunda, 24 de setembro de 2001, 11h59min

    OI MILTON BOM, VC TEM RAZÃO PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE. BEIJOS PATY!

    ?

    Luciano Lopes de Paula Terça, 25 de setembro de 2001, 18h23min

    Olá Milton, você está com toda a razão, é um absurdo que ainda não podemos votar em trânsito. Você aborda um assunto com muita felicidade. Devemos nós, cidadãos, exercer a cidadania em sua plenitude.
    Até mais.
    Luciano

    ?

    Marcos Paulo Blasques Bueno Terça, 25 de setembro de 2001, 22h35min

    Caro Milton,

    Conforme os dados fornecidos, noto que realmente existe uma inacessibilidade inaceitável fortemente significativa. Ela afeta a eleição JUSTA, que acaba sem a participação de todos os brasileiros (democratica), já que há uma boa parcela de eleitores em trânsito impossibilitados de votar...
    Com isso, o acesso ao voto deve estar ao alcance de TODOS! Incluindo os eleitores em trânsito, que merecem, como cidadãos, ter condições especiais para votar.

    Um abraço,

    Marcos Paulo Blasques Bueno

    [email protected]

    divulgação autorizada

    ?

    Luiz Antonio Hermenegildo da Silva Domingo, 30 de setembro de 2001, 0h39min

    Oi Milton,

    Muito valiosa a sua contribuição para a democracia, ao disponibilizar um forum de discussão como este.

    Acho que o TST deva permitir o voto em transito para cidadãos de municípios com número x de milhares de habitantes, pois não justifica tal custo para municípios muito pequenos. Com relação à eleição para Presidente, esta sim deve ser franqueado a todos.

    Gostaria que voce promovesse outras discussões além desta, pois nos faz exercer um pouco de cidadania.

    Um abraço,

    Luiz Antonio

    ?

    Guilherme Domingo, 30 de setembro de 2001, 9h53min

    Caro Milton

    Concordo plenamente com seu pensar. Vejo as eleições muito além de "apenas digitar números". Com certeza os eleitores em trânsito deveriam votar. Até porque isso é um direito. Ou este país não é uma democracia???
    É imprescindível que tomemos uma atitude séria. Ainda mais no país que freqüentemente comete erros do passado: o processo eleitoral é extremamente arcaico, pois carrega consigo uma verdadeira "Política de governadores" e o "Clientelismo"....