Transferencia de veiculo, proprietario falecido

Há 17 anos ·
Link

Olha o meu problema: adquiri uma moto, porém nunca foi transferida para o meu nome, agora queria transferir, porém o proprietario da moto faleceu, e ninguem sabe onde o recibo foi parar. Procurei o despachante e ele me disse que para conseguir a transferencia (a segunda via) é só através de advogado e por decisão judicial... Queria saber que ação devo mover... ou seja como devo proceder???

13 Respostas
Fellipe_1
Há 17 anos ·
Link

Procure um advogado!

Ele provavelmente entrará com um pedido de alvará!

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Então ele entravá pedindo um alvará judicial...mas terá que provar o que??? vc sabe me ajudar???

pablo batista de souza
Há 17 anos ·
Link

S3, eu consultei minha esposa, que é advogada, e ela me disse que uma das possibilidades é entrar com uma ação declaratória de transferência de propriedade de veículo. Você pode se utilizar de provas testemunhais para provar que você comprou a moto, no caso, os familiares da pessoa que vendeu a moto a você podem ser testemunhas.

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Nossa... Pablo muito obrigada, já que sua esposa é advogada... pergunte a ela se não há a opção tbem de entrar com um pedido de alvará judicial somente, ou se entro com a declaratória e aí sim nela peço o alvará... Obrigada mesmo pela ajuda!!!

Vinicius Gava
Há 16 anos ·
Link

Nossa,

Tenho o mesmo problema. Comprei uma moto que era de um tio meu, porém ele é falecido... agora quero vender e gostaria de saber como proceder ja q nao entendo nada dessas coisas judiciais. ele nao tinha herdeiros pois era solteiro e nao tinha filhos a moto havia ficado para minha avó que ainda eh viva. Se possivel me informem a maneira mais pratica e rapida de fazer esse procedimento. Tambem gostaria de saber quais as despesas terei com isso.

Obrigado.

S258
Há 14 anos ·
Link

Bom dia, o meu problema é o seguinte: há 4 anos minha tia faleceu e deixou um carro, os filhos não quiseram ficar com ele, e como meu tio precisava de dinheiro eu comprei o carro na camaradagem, só que agora não consigo transferir a propriedade do carro. Não quero mais ficar com ele, que vender, e meu tio não pode assinar nenhum documento. O que eu devo fazer? Será que consigo transferir por usocapião? Obrigado.

drmac
Há 14 anos ·
Link

Entendo que primeiro deve se informar se existe um inventario aberto. Em caso positivo só procurar o inventariante e ele mesmo poderá providenciar o pedido de Alvará. Caso seja único bem e não tenha inventario aberto basta entrar com pedido de Alvará e fazer prova. Mas sempre é conveniente consultar um advogado de sua confiança e caso não tenha condições de fazê-lo procurar a defensoria pública ou a OAB proxima de sua residencia

S258
Há 14 anos ·
Link

os filhos abriram um inventário para uma casa, mas não querem incluir esse carro, não explicaram porque.

José Abrantes
Há 14 anos ·
Link

Tive a experiência de tentar vender o carro de minha sogra após o seu falecimento. No mesmo mês já constava no cadastro do Detran que ela havia morrido. O problema só foi resolvido após o inventário, onde com o alvará judicial, pôde ser transferido ao comprador.

Frank Ferrara
Há 11 anos ·
Link

Prezados "aDvogados"... que discussão mais sem nexo essa... tanto cabe solução por inventário, quanto usucapião bem como alvará, e cabe ainda o jeitinho brasileiro... mas: o que os doutores não compreendem é que de cabeça de juiz, bunda de nenem e pata de cavalo ninguem sabe o que vai sair... portanto, o bom advogado e não aDvogado, é aquele que sabe qual o melhor recurso para o caso em concreto... já vi usucapião de carro sair numa boa, como ser barrado logo de cara... de imóveis em menos de 6 meses, mas inventário é realmente demorado... cabe ao causídico oferecer o recurso correto para o caso em tela... e ao interessado, compreender e anuir com a ação proposta, conforme seu convencimento, e torcer para que o juiz também consinta... Por fim, cuidado com o jeitinho brasileiro (reconhecimento frio de assinatura, dupla transferencia etc), é crime e se for descoberto por qualquer credor, as chances de todos terem que prestar depoimentos e realmente gastar com advogados terá uma chance enorme de ocorrer... pense, reflita e contrate sempre um advogado... e não um aDvogado... ;-) minhas considerações...

Maicon Rodrigues
Há 10 anos ·
Link

ola minha vó tem 2 carros mais meu vo faleceu os dois estao em nome do meu vo como fasso pra ela por o documentos no nome dela ? augem pode me ajuda.

Thays Oliveira Tga
Há 10 anos ·
Link

Boa tarde. Meu marido tinha comprado um carro .ficamos com ele durante 3 anos mas como estava dando alguns problemas a resolvemos vender vendemos pro um amigo nosso .só que o carro esta no nome do antigo dono .e o rapaz que esta com p carro agora que o comprovante de compra e venda mas o antigo dono morreu e agora como eu faço .pois quando eu comprei o carro p dono não me deu esse comprovante .e agora me ajudem não sei oq faço .pois o rapaz q passar p carro pró nome dele .

Vinicius
Há 9 anos ·
Link

Olá pessoal estou com um problema também. Comprei um caminhão e o nome da pessoa que está esse caminhão ela faleceu. Ele não tem filhos nao era casado. Oque preciso para fazer a transferência eu perguntei para a mulher da financeira que o veículo estava alienado e ela falou q eu precisava do atestado de óbito e carta de quitação do veículo. Mas será que é só isso pq nao tem nenhum papel comprovando que eu paguei pelo veículo. Quem poder me ajudar agradeço muito!! Até mais

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos