Insconstitucionalidade do Exame de Ordem

Há 17 anos ·
Link

Quando leio na internet, pessoas cultas e gabaritadas se mostrarem favoráveis ao exame de ordem da OAB, penso que, o Brasil realmente é o país dos excluídos e dos mal informados. A inconstitucionalidade do exame é clara meus amigos, além de ferir vários princípios constitucionais, se mostra inconstitucional formalmente e materialmente. Mas é uma grande balela falar sobre a extinção de tal exame, o caráter econômico gerado por ele é um negócio da China. Nunca nesse País, alguém se preocupou com concorrentes seus, pertencentes a uma mesma classe intelectual, porque este exame meus senhores, visa somente cercear o direito de bacharéis em Direito? Aonde está a igualdade entre as pessoas e as profissões (isonomia). Se este critério é constitucional, porque não exigí-lo à outras profissões? É constitucional mesmo? Porque não é imposto às outras categorias. A constituição é clara e não há duplo entendimento nem brechas na lei neste caso, compete privativamente a União legislar sobre as profissões. E esse artigo constitucional é norma de eficácia contida? Tentem legislar sobre os outros incisos deste artigo. O regulamento que prevê o exame de ordem, visa tão somente diminuir a quantidade de advogados em atuação, só isso. É constitucional? Os grandes doutrinadores do direito e os maiores advogados que temos notícia no Brasil, nunca fizeram exame de ordem, em sua grande maioria são formados em escolas pequenas e até em cursos de fim de semana, conhecem algum doutrinador de renome nacional pós exame da ordem? Isto que exponho, não tira o mérito dos antigos advogados, muito pelo contrário, o interesse em se aperfeiçoar é subjetivo de cada um, é o que vemos hoje em dia em todas as áreas de profissionais liberais, tem péssimos prestadores de serviço e ótimos tambem. Em suma, pode até continuar a exigir tal exame, mas ele não vai ter mais 02 dois anos de vida, tendo em vista a desproporção de suas exigências, o mercado de trabalho é que pode exigir e consequentemente por para fora os maus profissionais, tanto no direito ou em outras áreas. Portanto, quem sabe o que é inconstitucionalidade formal e material, sabe realmente o que quero dizer. Dedico estas linhas a todos que realmente lutam por um Estado Democrático de Direito e que juraram defender a Constituição do Brasil. Pensem Nisso sem conotação econômica ou comércio.

1 Resposta
Arísio
Há 17 anos ·
Link

Exame de ordem não é abalisador de profissão, é simplesmente rtequisito de admissão na associação(OAB), acho ridículo o profissional ser impedido de atuar caso não seja inserido na associação(OAB).... Uma vez que o profissional, está formado, fez o estágio.......daí pra frente o mercado de trabalho( o patrão), é quem vai dizer quem é bom......quem não conseguir ganar causas, vai ter que arrumar outra coisa pra fazer menso advogar....

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos