N

    nsbp Domingo, 25 de agosto de 2013, 9h13min

    O interessante é o seguinte:
    1 - a maioria dos alunos que dizem não ter dinheiro para comprar uniforme, tem roupas de marca para desfilar, o último modelo de celular e vivem com guloseimas na boca. Só conheci um aluno que realmente não podia comprar nada; nem tirar uma folha de xerox. Os professores e alunos se reuniram e ajudaram o colega.
    2 - Quando o governo dá o uniforme, os alunos NÃO usam. Portanto, qual é a desculpa? Podem reparar em diversos fóruns, que o aluno NÃO QUER usar. Não é porque não tem dinheiro, ou porque o governo não mandou; ele simplesmente NÃO QUER.

    Já vi kits de materiais escolares no lixo, enquanto os alunos ditos "carentes" estão com os cadernos de marcas, bem caros. Celulares, Ipad, Ipods, tablets, MP3, 4, 5 e o que mais estiver na moda, então, nem se fala! É o show da modernidade de última geração. Alunos que têm tecnologia que os próprios professores não conseguem adquirir. Mas são exatamente estes que dizem não poder comprar uniforme.

    Vejo por outro lado essa discussão toda: a famosa "inversão de valores". Pais que acreditam que a escola deve ser depósito de alunos, para que "se livrem" deles durante aquele período, já que não conseguem dar conta da educação dos mesmos. Escolas que pensam que democracia significa fazer o que bem entender, não importa o que for combinado pela comunidade. E que regras, normas podem e devem ser desrespeitadas, simplesmente pelo fato de eu não me agradar delas, ou não estiver com vontade de cumpri-las.

    É por isso que no Brasil existe uma triste realidade, que dificilmente vemos em outros países, e não necessariamente de 1º mundo: leis que "não pegam, não colam". Com isso, nosso país vêm se entupindo de resoluções, normativas, portarias, e não sei mais o quê, muitas vezes desnecessárias, somente pelo fato de que as LEIS não são cumpridas.

    E não me venham com a história de que o governo deveria se preocupar mais com a corrupção do que com o uniforme. Isso é balela; é desviar o assunto. Pois se há corrupção no Brasil em níveis superiores, é porque há em níveis mais abaixo. Quando um aluno cola na prova, quando alguém fura uma fila, quando não se devolve o troco que recebeu a mais, estamos praticando corrupção, e ensinando isso aos nossos filhos. Daí para acreditar que quebrar algumas regras, normas ou leis, não tem problema algum, é um caminho fácil.

    Portanto, o que precisamos é passar por uma total reavaliação. TODA a comunidade brasileira, a partir dos manifestos ocorridos, fazer uma reflexão concreta, verdadeira e honesta de suas atitudes como cidadão. Quebrar paradigmas. E mudar. Começando em casa. Continuando na escola. Para termos uma sociedade mais justa e imparcial.

    Mas como acho isso uma grande utopia, pois as pessoas não estão dispostas a isso, tenho certeza que tudo continuará "como dantes no quartel de Abrantes..."; e essa discussão toda só servirá para ataques pessoais, e nenhuma ação prática!

    F

    Fatinha Yagame Domingo, 10 de agosto de 2014, 14h42min

    Roseli Barbosa, o uso do uniforme não garante segurança a ninguém. Qualquer pessoa pode adquirir o uniforme e entrar dentro da escola para fazer o que quiser. Portanto, não é um mero uniforme que assegurará a segurança dos alunos e funcionários da escola.

    Priscila Freitas

    Priscila Freitas Sexta, 05 de dezembro de 2014, 12h34min

    Pessoal, muitas lojas de uniformes escolares colocam o nome da escola na camiseta e o custo é menor, sendo assim, se o pai não tem condições de comprar o uniforme em si, pode pelo menos ir até a loja de uniformes e solicitar o nome da escola apenas na camiseta branca e o custo reduz bastante!
    Gente, só não há solução para a morte, o resto se dá jeito. Fica a dica!

    A

    Amaury Segunda, 07 de setembro de 2015, 10h59min

    Deveria ser obrigatório, como no meu tempo o era. Ajuda na formação do caráter da pessoa, o vincula a um grupo, o identifica perante a Sociedade, traz responsabilidade na manutenção daquela vestimenta e de seu uso no momento devido, o uniformiza quanto aos outros colegas.Na minha época havia a caixa, em que havia pagamentos mensais que cobriam a compra de material escolar para as crianças que necessitavam. Eramos dez filhos e íamos todos uniformizados para a escola, cada um de nós tínhamos 2 pares de uniforme. Roupas para sair, o esquema era outro, irmão empresta para irmão.Estou cumprindo estágio de Educação Física em uma escola e vejo como uma situação patética observar algumas crianças estarem nas atividades usando sandálias, sapatos, calças compridas, até mesmo descalços. Nos anos setentas o País era mais pobre, hoje existem brechós com roupa usada a preço baixo grandes lojas têm roupas novas a preços baixos. Para finalizar, penso que a falta de uma uniformidade, no caso da vestimenta, é um retrocesso na educação das pessoas.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Jose Paulo Dos Santos

    Jose Paulo Dos Santos Domingo, 01 de maio de 2016, 5h18min

    Ola pessoal essa semana achei um absurdo o que a escola fez com meu filho e mas de 40 alunos a calça do uniforme do meu filho e tactel e gelado então falei p ele colocar uma calça azul marinho pois ele ja estava com a camiseta e a blusa ele foi barrado ele e mas esse 40 alunos foram levados para o pátio não foram p secretaria da escola foram levados para o pátio como bandidos agora que protocolo da escola foi quebrado se o meu filho estava de moleton marinho .Agora olha o absurdo muitas crianças voltaram sozinha p casa pois muitas demoraram p ser liberado e alguém sabe mim informar se elas crianças almoçaram a escola se preoupou na segurança dessas crianças no constrangimento dessas crianças . Agora porque não se preocupa em melhorias na escola e sem contar que na segunda feira fui na escola e na tinha ninguém p representar a diretoria tive que voltar a tarde isso aconteceu nessa quinta feira agora agora cd os defensores do uniformes e cd os defensores da intregridade das crianças alguém pode min responder sou una mãe que esta revoltada com essa situação