falta de etica do advogado
olá, eu sou estagiario e preciso saber se o advogado pode entrar com uma ação perdas e danos contra outro advogado pelo seguintes motivos( e se puder me ajude comalguma jurisprudencia) :
o que aconteceu foi o seguinte: O advogado 1 tinha entrado com uma ação com uma amiga que tambem era advogada, soh que eles acertaram para que o advogado 1 recebece os honorarios de sucumbencia e 20% da ação que era uma ação cobrando juros de um cartão de crédito. Passaram-se algum tempo, o processo jah estava em fase final jah tinha discutido todo o merito dele e estava na fase de execução, soh que aconteceu que a advogada veio a falecer. Com isso o seu companheiro fez uma procuração para o advogado 2, que era seu amigo para dar procedimento no processo, e o advogado 2 sabia que o advogado 1 estava no processo, e naum avisou o companheiro da falecida que tinha que revogar a procuração do advogado 1 para poder dar procedimento no processo. Sendo assim o advogado 2 retirou o alvará judicial levantando o dinheiro do processo, recebendo a sua parte e passando o resto para o companheiro da falecida. Neste passo, o advogado 1 mandou uma notificação para o advogado 2, referindo-se do fato até aqui citado pedindo para que o advogado 2 e o companheiro da falecida, pagasse o que era seu de direito o advogado 2 falou que naum era do adovgado 1 o dinheiro.
muito obrigado pela ajuda
Cássius,
Entendo que este insidente deve ser resolvido entre os advogados envolvidos diante da OAB, que mediará um acordo.
Por mais preocupante que seja uma narrativa, outros fatos aparecem quando da instruçao de um processo, portanto, como se trata de desentendimento por honorários, envolvendo questões de ética e disciplina insculpidos no Estatuto da OAB e no Código de Ética e Disciplina, naquele âmbito deve ser tratado primeiramente.
Este é meu entendimento.
Elson-OAB/MG 111.397