E

    eldo luis andrade Quarta, 25 de março de 2009, 5h51min

    O que você quer dizer com princípio de simetria das leis?
    Se você fizer simetria com o que ocorre na Constituição Federal minha opinião é a seguinte.
    A Constituição Federal tem normas definidoras de direito que não são aplicáveis sem haver lei regulamentando o dispositivo constitucional. Normalmente o dispositivo preve o direito mas diz na forma da lei e expressões semelhantes. De forma que enquanto não aprovada pelo órgão legislativo a lei o direito não é exigível. É previsto constitucionalmente mas não tem eficácia por falta de lei. Seja lei ordinária, seja lei complementar.
    Se o direito está previsto na Constituição Estadual mas para sua efetivação exige-se lei a situação é a mesma.
    Podendo haver mandado de injunção na Justiça para que o órgão responsável pela omissão na feitura da lei tome providencias.
    Em resumo é isto. Se possível explique qual o dispositivo da Constituição Estadual (de São Paulo?) para melhor entendimento.