Ao responder a uma ação de investigação de paternidade, o suplicado aduziu como principal ponto de sua defesa o fato de ser ele considerado pelos médicos como um incapaz de produzir espermatózide.(infertilidade)

Inclusive, por nada temer, via extrajudical, pediu a autora que se fizesse o exame de DNA.

Uma vez feito o citado exame, o seu resultado, para supresa do requerido, saiu como positivo.

A par dessa situação, o requerido, por mais vez, foi até a um novo médico que pediu uma bateria de exames para que se pudesse apurar a sua fertilidade.

O resultado, como no princípio, saiu como se o requerido fosse um indíviduo infertil. E, essa infertilidade, foi considerada congenita.

E, agora, confia-se no exame de DNA ou nos exames que consideram o requerido como infértil.

Pede-se aos nobre colegas que nos envie matérias e susgestões sobre o tema altamente contraditório, verbi gratia, EXAME DE DNA X EXAME DE INFERTILIDADE, qual deles tem maior valor ?

Respostas

    ?

    Roberto Nunes Morgado Sábado, 05 de fevereiro de 2000, 23h39min

    A questão, no caso que se apresenta, revela-se intrinsicamente ligado a questão laboratorial. Pergunta-se : O índice de erro de um exame de (in)fertilidade seria menor que o exame de DNA?
    Aconselhável, já que se trata de controvérsia científica, dos métodos de reconhecimento da paternidade, averiguar se o exame de fertilidade masculina é tão conclusivo quanto o de DNA, cuja margem de erro, segundo especialistas, é de 0,02.
    Assim sendo, um exame que possui índice de acerto de 99,8% deve - pois não possuo o índice de acerto do exame de fertilidade - ter força probatória maior que qualquer outro.
    É a opinião, sujeita a melhor entendimento.
    Atenciosamente,

    Roberto Nunes Morgado

    ?

    Wilton Gomes de Morais Filho Terça, 08 de fevereiro de 2000, 0h24min

    Dr. Roberto Morgado,

    Agradeço-lhe pela matéria que foi enviada.
    Irei, dentre em breve, consultar um especialista no sentido de averiguar qual é a margem de erro do exame de Infetilidade.

    Grato!

    Wilton Gomes - Itaberaí - GO