Olá, gostaria da ajuda de vcs: Chegou em minha casa á uma semana uma notificação dizendo que estou com um débito de 700 reais com a claro. Liguei na Claro para saber sobre o que se trata e lá diz que sou cliente deles desde 10/2008, que fiz conta, etc por televendas e bla bla bla, SÓ QUE EU NÃO FIZ NADA DISSO, eu sou cliente é da Vivo, e nunca usei a Claro.

Em 2008 também recebi uma carta da Telefonica me dando os parabéns por ter adquirido uma nova linha telefonica (coisa que eu ñ fiz), liguei na telefonica para saber e disseram que alguém, se passando por mim fez uma nova linha em tal endereço e bla bla (q eu desconheço).

To incrível que pareça é o mesmo endereço que a Claro me passou agora, dizendo que alguém então com meus dados, deve ter feito isso.

Moral da história: não sei como, mas algum pilantra sabe meus dados e se passou por mim e ta fazendo essa sacanagem. A Claro pediu que eu enviasse cópias dos meus documentos para o end q eles me passaram para eles verificarem sobre tudo isso q aconteceu e eu provar que não fui eu que fez isso.

Em seguida, ontem mesmo fui na Delegacia fazer um B.O.

Como não bastasse, ontem mesmo eu verifiquei que meu nomer ESTÁ NO SPC injustamente (desde de 2008, e só agora que eu vi isso), por causa desse débito com a claro.

Se vcs entenderam minha história, percebam que foi completamente injuto isso: estou com o nome sujo porque alguém demente se passou por mim e a Claro, não sei como deixou, e colocou meu nome no SPC.

O que devo fazer? Posso cobrar alguma coisa da Claro por essa sacanagem ou ela vai dizer que foi enganada também,enfim... o q pode acontecer nesse caso e o q devo fazer? Obrigada gente...

Respostas

    ?

    Ana_1 Quarta, 08 de abril de 2009, 1h58min

    por favor, me respondam pessoal

    F

    Fellipe_1 Quarta, 08 de abril de 2009, 19h40min

    Ana, a primeira atitude você já tomou, fazer o B.O!

    A simples inclusão indevida do seu nome no rol de maus pagadores enseja a reparação por danos morais, ou seja, você pode propor uma ação contra a Claro!

    O que ocorreu foi um estelionato, praticado por terceiro, com os seus dados.

    A Claro é responsável e assume o risco pela forma de contratação que disponibiliza ao consumidor, ou seja, foi uma escolha dela possibilitar a contratação sem a presença do contratante, só com os dados. Logo, assume o risco da sua atividade!

    Não é necessário o envio de cópia de seus documentos a Claro, eis que já informou através de contato com ela que não contratou o serviço, ou seja, ela deve tomar as providencias!

    Cabe dizer que é melhor anotar a data, horário, nome do atendente, bem como, o número do protocolo da ligação, afim de instruir futura ação.

    Ainda, se utilizar a via judicial, deve conseguir o extrato do SPC, com o seu nome, onde vai constar a empresa que inseriu.

    Caso queira tentar resolver de forma extrajudicial, sugiro que envie uma carta com AR ou Notificação a Claro, sempre com um comprovante, entretanto, não costuma funcionar.

    Segue abaixo, o entendimento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:

    Apelação Com Revisão 1016656002
    Relator(a): Renato Sartorelli
    Comarca: São Paulo
    Órgão julgador: 26ª Câmara de Direito Privado
    Data do julgamento: 03/03/2009
    Data de registro: 07/04/2009
    Ementa: "INSTALAÇÃO FRAUDULENTA DE LINHAS TELEFÔNICAS RESPONSABILIDADE OBJETIVA E SOLIDÁRIA DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DE TELEFONIA, EMBRATEL E OPERADORA LOCAL - INSCRIÇÃO INDEVIDA DO NOME DO AUTOR NO SCPC - ART. 14, § 3o, II, DO CDC - CULPA EXCLUSIVA DE TERCEIRO NÃO COMPROVADA - RECURSO PROVIDO. A obrigação de checar a veracidade e fidedignidade dos dados dos clientes não é somente da empresa de telefonia local, mas também da Embratel, sendo solidária a responsabilidade entre ambas pela segurança e eficiência do serviço, visto que esta utiliza os dados cadastrais fornecidos pela operadora e se beneficia economicamente dos serviços telefônicos prestados".

    Apelação Com Revisão 4873374500
    Relator(a): Grava Brazil
    Comarca: São Paulo
    Órgão julgador: 9ª Câmara de Direito Privado
    Data do julgamento: 10/03/2009
    Data de registro: 26/03/2009
    Ementa: Responsabilidade civil - Ação de indenização por danos morais, c.c. declaração de inexigibilidade de débito - Procedência, com fixação da indenização em R$ 10.000,00 - Inconformismo - Acolhimento em parte - Contratação via telefone, com utilização de dados da apelada, sem o seu consentimento - Insegurança do modo de contratação - Negligência da apelante caracterizada, ante a conduta temerária, por ocasião de negativação derivada de contrato sem lastro jurídico - Desnecessidade de comprovação do dano moral, configurado pela simples inscrição indevida, noticiada pela própria apelante - Redução do quantum indenizatório, para valor correspondente a 10 salários-mínimos, que nesta data eqüivalem a R$ 4.650,00 - Sentença reformada em parte, para redução do valor indenizatório - Recurso provido em parte.

    Apelação Com Revisão 5938314800
    Relator(a): Caetano Lagrasta
    Comarca: São Vicente
    Órgão julgador: 8ª Câmara de Direito Privado
    Data do julgamento: 04/03/2009
    Data de registro: 19/03/2009
    Ementa: Ação declaratória de inexistência de débito cumulada com pedido de indenização por danos morais. Habilitação de linhas telefônicas por ato de terceiro. Apontamento indevido em órgãos de proteção ao crédito. Desídia da requerida, que não agira com as cautelas necessárias, no momento da contratação. Dano moral configurado. Recurso da ré improvido. Recurso do autor parcialmente provido, para majorar o valor da indenização.

    Atenciosamente.

    Fellipe

    ?

    Ana_1 Domingo, 12 de abril de 2009, 0h09min

    Oi Fellipe, obrigada por responder! Me tire novas dúvidas:
    Fui no Serasa e peguei o comprovanete q consta q meu nome está lá com essa dívida da Claro, apesar que tá com o Nome BCP Telecom, mas disseram que esse é o nome verdadeiro da Claro e tal.

    Tenho um conhecido q é adv e ele vai ver o q pode fazer por mim e vc deve ta querendo entender o pq eu ainda estou com dúvidas aqui, é q por ele ser meu conhecido, ele não me fala quase nada, isso q dá raiva vc ter algum conhecido advogado, pq ele mal me fala, só me pede os documentos, assinei a tal de procuração mas ele só fala pra mim: "deixa comigo", e como não tenho dinheiro pra pagar adv fora, então já viu, tenho q ser dependente, mas por favor me diga:

    no meu caso, q meu nome foi sujo em novem,bro de 2008 (e só agora q eu soube disso) com o valor de quase 700 reais, qnto dá preu tirar de indenização pela Claro? vc acredita q qnto mais ou menos?

    E qnto tempo isso é levado rpa frente ainda ou vc acha q em 1 mes resolve?
    bjos e mto obrigada.

    R

    RÔMULO BRASIL DE AVELAR CAMPOS Quarta, 29 de abril de 2009, 18h29min

    Prezada amiga;

    Neste caso você terá que entrar com ação de danos morais para que a dívida seja declarado inexistente e que seu nome seja excluído do SPC/ SERASA.

    Atenciosamente;

    BRASIL ADVOGADOS ASSOCIADOS
    [email protected]

    M

    M_S Terça, 16 de dezembro de 2014, 10h01min

    esta empresa 'BOA VISTA" realmente trabalha com a claro?

    Sueli Harumi Hamamoto

    Sueli Harumi Hamamoto Sexta, 19 de dezembro de 2014, 15h23min

    Aconteceu a mesma coisa com uma vizinha, de 86 anos, recebeu uma cobrança de 300 reais, de um plano controle, desde dez de 2008! Aqui no interior usamos mais tim, ou seja, pq uma senhora iria fazer um plano em outra operadora que quase ninguém usa? Liguei pra claro e disseram q foi feita a negociação por telefone, pedi a gravação, mas até agora nada....

    Franciely Estacio

    Franciely Estacio Segunda, 01 de maio de 2017, 11h11min

    Bom a operadora de celular vivo me ligaram durante dias várias vezes para me oferecer um novo plano eu pensei em aceitar passei os dados mais pensei melhor e na hora de aceitar falei q não queria o plano e eles falaram q deixariam o plano inativo. Mais não foi o q aconteceu chegou o boleto por email pra mim pagar...eu liguei e falaram q á supervisora falou q não precisava eu pagar pq eu não queria o plano mais agora o meu nome está no spc e agora o q posso fazer me ajudem...