CARO(A) AMIGO(A), GOSTARIA QUE FOSSE SANADA A SEGUINTE DÚVIDA: RESUMO DO CASO- UM ADMINISTRADO, NÃO PERCEBENDO A EXISTÊNCIA DE UM DÉBITO PRETÉRITO (NOV/08) PARA COM A COMPANHIA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO, EFETUOU NORMALMENTE O PAGAMENTO DAS CONTAS SUBSEQUENTES (DEZ/08, JAN/09, MAR/09, ABR/09); ACREDITANDO ESTAR EM DIA COM A EMPRESA ABASTECEDORA, MESMO PORQUE NÃO FORA NOTIFICADO/AVISADO SOBRE O ALUDIDO DÉBITO EM ABERTO. ACONTECE QUE, NO FINAL DE MARÇO DE 2009 O ADMINISTRADO FOI SURPREENDIDO COM A SUSPENSÃO DO SERV. ESSENCIAL E CORTE DIRETO NA RUA, EMBORA ELE ESTIVESSE EM CASA NA DATA...FATO CONSTATADO POR VIZINHOS. SÓ DIANTE DISSO QUE O ADMINISTRADO, SEM SABER DE Q SE TRATAVA, ENTROU EM CONTATO COM A EMPRESA E FOI INFORMADO DO DÉBITO, PROCEDENDO AO PAGAMENTO DO MESMO UM DIA APÓS O CORTE. AINDA ASSIM A EMPRESA NÃO RESTABELECEU, DE IMEDIATO, O SERVIÇO. O ADMINISTRADO FICOU 10 DIAS SEM ÁGUA E PASSOU CONSTRANGIMENTOS, TENDO QUE IR A CASA DE VIZINHOS E PEDIR FAVOR, FORA O PASSEIO QUEBRADO. NESTE CASO, PERGUNTA-SE:

MESMO APÓS PAGA A CONTA,PODE A EMPRESA FICAR 10 DIAS SEM REGULARIZAR A SITUAÇÃO? CARACTERIZADO ESTA O DANO MORAL? SOBRE A FALTA DE AVISO PRÉVIO/NOTIFICAÇÃO, SENDO O ADMINISTRADO, CONSUMIDOR HIPOSSUFICIENTE, AINDA ASSIM TEM Q PROVAR Q NÃO FOI NOTIFICADO OU PODE PEDIR A INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA? A EMPRESA NÃO DEVERIA TER LIGADO DE IMEDIATO A ÁGUA, UMA VEZ Q O ADMINISTRADO AVISOU Q HAVIA PAGO A CONTA EM ABERTO? O Q PODE SER ALEGADO EM FAVOR DO ADMINISTRADO? ENTENDO Q NÃO SE PODE PRIVAR DE SERV. ESSENCIAL SEM AVISO E Q, UMA VEZ PAGA A DÍVIDA, O REABASTECIMENTO DEVERIA SER IMEDIATO OU EM CURTISSIMO PRAZO.

AGRADEÇO A TODOS PELA ATENÇÃO E POSSÍVEIS ESCLARECIMENTOS

Respostas

    J

    JB Terça, 14 de abril de 2009, 2h30min

    RESTA CLARO o DANO MORAL sofrido.

    De outra vertente, resta claro a causa de pedir (remota=fato jurídico) de futuro processo.

    Aconselho a procura um ADVOGADO, pois as chances de ganhar tal processo são grandes.

    Lembro que as chances são grandes e não TOTAIS. Na Justiça, nada se pode prever.

    ?

    Luiz Carlos_1 Suspenso Terça, 14 de abril de 2009, 12h47min

    Muito obrigado pela orientação! Felicidades e sucesso. Abraço

    L

    Larissa B. Terça, 14 de abril de 2009, 13h22min

    Bom, até onde eu sei, a empresa abastecedora, tem o prazo de no máximo um dia útel para realizar a ligação da água após a constatação de o pagamento ter sido efetuado. A questão de a empresa não ter notificado o débito existente, é meio estranho, pois geralmente (pelo menos na região onde moro), a cobrança chega junto com o próprio talão do próximo mês. Pode sim ter havido um falha também, não sei. O dano moral foi causado, pois a pessoa teve que se "expor à sociedade" para suprir as necessidades e dificuldades causadas pelo falha da companhia de abastecimento de água e esgoto. A justiça está a disposição para ser feita, aconselho ele a procurar seus direitos.

    Espero ter ajudado.
    Abraços.

    ?

    Luiz Carlos_1 Suspenso Terça, 14 de abril de 2009, 13h46min

    Prezada larissa, agradeço-lhe pela prestatividade e esclarecimentos. Felicidades e sucesso!Abraços