FIZ O EXAME DE DNA. E AGORA?
Desculpem se a pergunta parece boba, mas estou ansiosa para saber como será daqui pra frente no meu processo. Fiz o exame de DNA e em 15 dias o resultado vai para o juiz. E aí, como será? Acontece uma audiência? Tenho que levar meu filho (por mim não levo)? As testemunhas vão? Sou interrogada? Poderei falar algo? Enfim, estou ansiosissima! Muito obrigada!
Lívia,
Assim que o resultado for juntado aos autos, o juiz vai pedir para a parte contrária se manifestar...se for negativo ou positivo o resultado...Se não houver manistestação e os prazos forem esgotados, o juiz irá declarar se ele é ou não o pai da criança, se sim, mandará retificar o registro de nascimento incluindo o nome dele e dos avós paternos passando a ser herdeiro do pai. Poderá determinar um percentual para pagamento da pensão para a criança caso a Investigação de Paternidade tenha sido cumulada com Alimentos e será o pai devedor desta pensão, desde que foi citado. Não haverá necessariamente audiência, pois dependendo do resultado do exame, a conclusão irá dispensar quaisquer provas posteriores. Basicamente é isso.
Boa noite Cristina, Muito obrigada pelos esclarecimentos. Mas das suas respostas fiquei com dúvidas: Vai ser pedido ao pai para se manifestar antes de apresentar o resultado do exame? Se sim, vai ser pedido para o pai se manifestar em relação a que? Ele ainda pode protelar o desfecho, mesmo com um resultado positivo de dna em mãos?
Lívia,
Eu comecei dizendo, "assim que o resultado for juntado aos autos". Portanto, a manifestação que me refiro não é antes, e sim depois do resultado. O advogado dele poderá questionar o exame caso dê positivo, é um direito dele, mas só servirá para protelar por algum tempo. Mas tb, pode ser que não questione nada...só esperar pra ver..
Abs!
Boa tarde, Muito obrigada Dra. Cristina. Sem querer abusar da boa vontade, mas me surgiu uma outra dúvida: No decorrer desse processo, o pai entrou com um agravo de instrumento, ao qual tive que responder através de minha adovogada. Isso foi sem setembro de 2008 e até agora nao foi julgado e não teve efeito suspensivo. Terá que aguardar o julgamento do agravo para decidir o que está em 1ª instância? Muito obrigada novamente e desculpe o abuso de minha parte. Abs,