Aposentado por invalidez pode prestar concurso publico?

Há 16 anos ·
Link

Sofri um acidente em 2006 no qual eu fiquei paraplégico. Tenho 23 anos e levo uma vida normal como estudante de economia. Gostaria de tentar algum concurso publico, visto as grandes vagas oferecidas e a cota para def. físicos. Só que sou aposentado por invalidez, sei que caso eu passe em um concurso terei o meu benefício cortado, só que eu gostaria de saber se o fato de no momento estar aposentado por invalidez me impossibilita de prestar concursos para a área publica, visto que para a minha inscrição no mesmo terei que enviar um laudo médico pelo qual também saberão que estou aposentado por invalidez. Isso não possibilitaria nem mesmo a minha inscrição? Ou eu não poderia ter a chance de disputar as vagas para deficientes físicos?

É uma dúvida que tenho que solucionar antes de começar a me dedicar fielmente aos estudos.

3 Respostas
eldo luis andrade
Há 16 anos ·
Link

Não há nenhum impedimento legal para que aposentado por invalidez preste concurso público ou tome posse se aprovado. Ainda mais se dentro da cota de deficientes físicos. Naturalmente que assumindo e tendo remuneração deve ser cessado o benefício de aposentadoria por invalidez.

VALÉRIA DE ANDRADE
Há 16 anos ·
Link

Acredito que esta seja a dúvida de muitos aposentados por invalidez. Temho uma cunhada que está pretendendo iniciar o curso Bacharel em direito, mas com o intuito de prestar concursos e eis a dúvida: Ela é aposentada por invalidez " colocou a 5 anos atrás uma válvula no coração", mas terminou recentemente o ensino médio, tem disposição e vontade de progredir e aí?Pesquisando a lei 8112, relata a obrigatoriedade do exame físico e mental e das vagas para deficientes, que não especificam as doenças crônicas, o que particularmente acho um absurdo, pois assim como um paraplégico, deficiente auditivo ou visual aprende a conviver com sua realidade, todos quando querem, lutam e estão controlando suas doenças, acredito estarem aptos a desempenharem várias funções. Portanto acho que deveriam avaliar bem certos critérios de concursos, pois um cardíaco pode viver 50 anos controlando seu problema e uma pessoa " sadia" infartar!!!

Adrienne Franco
Há 16 anos ·
Link

Nossa Srta. Valeria, este é um drama que vivo desde 1996, quando adoeci, seguida aposentada por LUPUS; mas sei que teria capacidade para exercer alguma função,pois se me sinto comalguma saúde é por exercicio diário de convicção. Claro que tenho imunidade baixa,mas entendo que poderia sim exercer algum trabalho. Inclusive gostaria de saber, em qual legislação, trata destes inválidos, nos casos para concursos? Eu poderia participar de algum certame dentro do quadro de vagas para deficientes??

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos