Bom dia ! Sou aposentado por invalidez permanente há mais de um ano e ainda tenho inúmeras dúvidas o que tenho direito perante e Lei. Vou enumerar alguns deles: - Gratuidade nos transportes coletivos municipais e intermunicipais (mesmo com idade inferior a 65 anos ?) e como faz para se cadastrar e ter esse direito ? - Isenção nos Impostos como IPTU, IPVA e IPI ? - Algum benefício (desconto) nas mensalidades e compra de materiais escolares para filhos menores de idade ? - Algum benefício nas áreas jurídicas, como agilidade nos Processos ? e não enfrentar filas quilométricas ? - Ter um aumento de 25% no valor da aposentadoria por estar dependente de outra peossoa que cuidado aposentado a maior parte do tempo ? Gostaria de receber alguma informação a respeito. Desde de já, agradecido. Arilson Marafoni.

Respostas

    L

    luis carlos bezerra Quarta, 22 de fevereiro de 2012, 11h03min

    eu tenho processo em segunda estancia, gostaria de saber se por eu ser aposentado por invalidez e ter varios tipo de doença considerada grave tenho algum tipo de recurso para quer os magistrados julguem o processo mais rapido. desde ja agradeço

  • -1
    H

    hal Sábado, 17 de março de 2012, 2h30min

    ola boa noite , me chamo carlos tambem estou aponsetado por invalidez a 6 meses tenho 45 anos e gostaria de saber se gozo de algum beneficio por isso tipo?
    - Isenção nos Impostos como IPTU, IPVA e IPI ?
    - Algum benefício (desconto) nas mensalidades e compra de materiais escolares para filhos menores de idade ?
    - Algum benefício nas áreas jurídicas, como agilidade nos Processos ? e não enfrentar filas quilométricas ?

    transporte publico etc

    aproveitei para responder uma discussão que vi aqui
    se alguem puder me dar um retorno manda um email para [email protected]

    obrigado

    T

    terezinha de jesus lima Quinta, 03 de maio de 2012, 15h08min

    Sou aposentada por invalidez 32 ganho um salario quais meus direitos?

    I

    InteressadoEmDireito Sábado, 05 de maio de 2012, 11h53min

    Olá Terezinha!

    Eu moro no Estado de Sâo Paulo, pois muitos direitos são federais, estaduais e municipais, tem que ver...

    Vamos la:
    Direitos na Federal:
    - Isenção de IPI, ICMS e IPVA na aquisição de carros para deficientes fisicos;
    - Isenção de Imposto de renda, dependendo da enfermidade ou CID.
    - Isenção da tarifaria para viajar entre estados...chamado "PASSE LIVRE", não inclue passagem de aviões somentes o resto esta incluso.

    Direitos Estaduais:
    -Isenção tarifarias tipo "Cartão Bom" e "Cartão Unico".
    - Carros dos deficientes fisicos esta livre do rodizio.

    Direitos Municipais:
    - Isenção do IPTU.

    Até o momento são os direitos que alguns já possuo outros estão solicitando.

    Qualquer duvida estoua à disposição.

    abraços

    B

    Brother Diego Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 19h54min

    Gostaria de saber se assim como o aposentado por invalidez têm direitos com respeito a compra de automóveis, se ele têm também esses benefícios com respeito a compra de imóveis?

    I

    InteressadoEmDireito Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 23h43min

    Olá Brother....

    Eu so sei que tem direito a um emprestimo com a taxa bem menor do mercado para adaptação de espaço.
    Mas vc precisa ser correntista de algum banco pra ter direito.

    abraços

    M

    M C Barros Terça, 12 de agosto de 2014, 11h21min

    a quem possa me orientar, fui aposentado por invalidez na data de 04/12/2004, com tempo de contribuição na empresa (Concessionárias de Energia Elétrica ) de 12 anos e 9 meses e 6 dias, sendo que nesse periodo de tempo recebi periculosidade pois trabalhava em area de risco, penso eu que se deveria haver a conversão do tempo especial em comum e somado a esse tempo? ou esse tempo só podera ser requisitado quando aposentar por tempo de serviço, e tem outros 4 anos e 1 mes que trabalhei no gov.do estado estes tambem não deveriam constar na soma do tempo de contribuição na época da concessão da aposentadoria? minha preocupação tambem e com o tempo de dez anos para a revisão do ato de concessão, conforme lei 8213/91 art 103. e eu tenho so até 04/12/2014

    M

    maria aparecida moreira marques Sábado, 31 de janeiro de 2015, 9h03min

    sou aposentada por invalides a 3 anos com cid f29 gostaria de saber se tenho direito a insecao de imposto de renda

    Aurora Muniz

    Aurora Muniz Segunda, 11 de maio de 2015, 23h43min

    gostaria de saber o q aposentado por invalidez tem direito?
    tenho 53 an0S

    A

    Armando Terça, 12 de maio de 2015, 21h17min

    Aurora Muniz//
    A aposentadoria por invalidez é uma aposentadoria PROVISÓRIA.Por isso, a cada dois anos o aposentado passa por uma perícia médica do INSS para verificar se houve recuperação da saúde. Quando atingir 60 anos de idade o beneficiário fica dispensado de perícias, tornando-se em aposentadoria definitiva.
    Se o aposentado por invalidez precisar de ajuda permanente de outra pessoa, comprovada pela perícia do INSS o valor da aposentadoria aumentará em 25%
    Sds. cordiais
    Armando

    J

    jorge luiz da rocha Terça, 25 de agosto de 2015, 13h59min

    fui aposentado por invalides e recebo salario minimo não tenho como pagar um enprestimo que fiz a trez anos atras e paguei até o dia que fiquei doente, minha doença e incuravel

    A

    Armando Terça, 25 de agosto de 2015, 14h14min

    jorge luiz da rocha//
    Por gentileza, reformule sua pergunta O quê deseja saber ?
    Sds. cordiais
    Armando

    R

    Rafael F Solano Terça, 25 de agosto de 2015, 17h07min

    Jorge, tente negociar o saldo apresentado sua atual situação.

    Claudia de Oliveira Gomes Tavares

    Claudia de Oliveira Gomes Tavares Quarta, 25 de novembro de 2015, 12h01min

    Trabalhadores que se aposentaram por invalidez na Previdência Social e necessitam de cuidados permanentes de outra pessoa, têm direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício. No País existem 3.083.817 aposentados por invalidez.

    O adicional está previsto no art. 45 da Lei nº 8.213/91, conhecido por auxílio acompanhante. O acréscimo de 25% no valor da aposentadoria por invalidez é um abono para o aposentado que, por problemas de saúde, necessita de um cuidador.

    Claudia de Oliveira Gomes Tavares

    Claudia de Oliveira Gomes Tavares Quarta, 25 de novembro de 2015, 12h03min

    Pessoas que se aposentaram por invalidez após o mês de maio de 1999 têm direito a revisão de sua aposentadoria, tendo em vista que o INSS ao fazer o cálculo da aposentadoria por invalidez do segurado não incluiu o período em que o mesmo ficou recebendo auxílio doença como tempo de contribuição.Este foi o entendimento da Turma Nacional de Uniformização, após receber diversos pedidos de uniformização acerca dessa questão, que, em decisão publicada em 15/05/2008, sedimentou o entendimento no sentido de que os aposentados por invalidez têm direito a revisar sua aposentadoria para incluir o tempo que ficou recebendo auxílio doença como salário de contribuição.

    Leonor Pessoa

    Leonor Pessoa Segunda, 07 de março de 2016, 21h17min

    Tenho descontos em viagens interestaduais ?

    M

    Marcelo Martins Terça, 10 de maio de 2016, 12h44min

    Bom dia ! Sou aposentado por invalidez permanente há mais de um ano e ainda tenho inúmeras dúvidas o que tenho direito perante e Lei. Vou enumerar alguns deles: - Gratuidade nos transportes coletivos municipais e intermunicipais (mesmo com idade inferior a 65 anos ?) e como faz para se cadastrar e ter esse direito ? - Isenção nos Impostos como IPTU, IPVA e IPI ? - Algum benefício (desconto) nas mensalidades e compra de materiais escolares para filhos menores de idade ? - Algum benefício nas áreas jurídicas, como agilidade nos Processos ? e não enfrentar filas quilométricas ? - Ter um aumento de 25% no valor da aposentadoria por estar dependente de outra peossoa que cuidado aposentado a maior parte do tempo, ao me aposentar meu fundo de garantia é retido ou recebo noermalmente? Gostaria de receber alguma informação a respeito. Desde de já, agradecido. Arilson Marafoni.

    A

    adelma rosana fiorilli Quinta, 28 de julho de 2016, 20h08min

    tenho 56 anos sou aposentada por invalidez tenho o passe livre federal quero saber quais são meus direitos

    P

    paulo roberto de souza Sexta, 09 de dezembro de 2016, 9h39min

    EU TAMBEM SOU APOSENTADO POR INVALIDEZ , E GOSTARIA TAMBEM DE SABER QUAIS SÃO OS NOSSOS DIREITOS?.