Preciso de uma orientação, aonde resido tem um visinho que possui fogão a lenha e o tradicional. E o fogao a lenha não tem chaminé, vindo a fumaça da lenha verde (colocam fogo ate em lenha verde, fica um cheiro horrivel) diretamente na minha residencia. Minha mae, por sua vez não pode nem deixar roupas no varal, pq num descuido de atenção as roupas ficam com cheiro de fumaça. Quero salientar, que esses visinhos, colocam fogo sempre quando minha mae esta lavando roupa, isso ate depois do almoço, e quando acontece, minha mae precisa tirar as roupas do varal ainda molhada e fechar toda a casa, senao a fumaça também toma conta de dentro da casa. Que medidas cabíveis posso tomar a esse respeito? Que legislação poderia usar nesse caso? Por favor me deem uma orientação. Desde já fico grata.

Respostas

  • -2
    S

    Silma Sábado, 09 de maio de 2009, 23h44min

    Nos fundos de minha casa tem uma padaria a lenha e afumaça vem prejudicando a saude de meus netos inclusie a minha, tenho 61 anos e apos os 40 adquiri uma alergia causada pela fumaça. Ja pedi varias vezes para tomassem providencias e por se tratar de sobrinhode meu marido fica sempre sem solução.não suporto mais esta situação.Dia 11 vai ao Rio de Janeiro minha neta de2 anos a uma clinica espeilizada em alergia pois a criança tem crises alergicas contantes.
    Ja denunciei a vigilancia sanitaria e de nada resolveu. Por favor me ajudem, não tenho mis condição de mudar me marido faz Hemodilise e não temos condiço~es financeiras de pagar aluguel em outro lugar.

    M

    marlene_1 Quinta, 21 de maio de 2009, 14h51min

    A 1 casa depois da minha, meu vizinho tem fogão a lenha, e acende todos os dias, manhã e tarde. A fumaça vem direto na minha casa,pois a chaminé dele é da mesma altura de onde estendo roupa, quando tem vento ainda é pior.Minha casa tem terraço e é ali q lavo e estendo minha roupa.Só que estou me privando de estender minha roupa, pois não ha quem aguente o cheiro de fumaça na roupa.Sem falar que sou sensível à fumaça, e quase sufoco dentro de casa, meu marido é hiper tenso e temo que isso tbém o prejudique, se inalar tdos os dias a fumaça.Fui pessoalmente conversar com a vizinha e expliquei a situação, quem sabe podiamos achar uma solução juntas,deu de ombros e disse que ja mora ali ha 20 anos e nunca ninguem reclamou, e que não é porque ela não tem fogão a gas que acende o de lenha é porque ela gosta disse-me,e não vai mudar o seu habito por minha causa.Existe uma lei que possa me ajudar?O que posso fazer sem ter que me mudar?Até sugeri eu lavar roupa só a tarde então, mas ela não aceitou.Disse que é problema meu.Me deem uma luz, por favor.

    S

    Sargento Quarta, 17 de junho de 2009, 23h44min

    Aqui no paraná existe o instituto ambiental do paraná - iap.
    Os técnicos utilizam um método denominado "escala de ringuelman" para medir a densidade da emissão e assim pode ser enquadrado como crime ambiental, sem problemas. Artigos 61,62 e/ou 66 do decreto federal 6514/08, administrativo, além do artigo 54 ou 60 da lei 9.605/98, criminal.

  • -3
    F

    Fabricio Natufiltros Terça, 24 de agosto de 2010, 12h03min

    bom dia,

    há sim uma maneira de resolver esse problema com fumaça, instalando um lavador de fumaça , com ele e reduzido 100% da fuligem(reziduos) e 80% da fumaça transformando-a em vapor,contate-nos (77) 3088-4440 ou (77)8837-1468 falar com Fabricio ou Alex.
    confira o nosso site www.natufiltros.com. ajude-nos a ajuda-los obrigado!

    P

    PIAZZOLI Sexta, 30 de setembro de 2011, 18h50min

    gostaria de saber se existe lei para fumaça de fogão a lenha ... pois estou com um vizinho que adora fase uma fumaça não posso colocar roupa no varal por conta da fumaça tenho alergia e asma sofro muito com isto minha casa fica mais baixa que a dele e a fumaça vem toda para dentro da casa jaz conversei com ele mais ele me disse que não existe lei que o obrigue a não usar o fogão eu pedi que ele coloque do outro lado mais nada feito como a casa dele e mais em cima pretendo fazer um murro alto pois assim a fumaça não vem diretamente em minha casa

  • Removida

    Esta resposta foi removida.